Você sabe quais são os cortes de carne que você deve evitar no churrasco? Alguns dos mais famosos e apreciados são contrafilé, costela, ancho, prime rib e a famosa picanha. Mas nem todos os cortes são bons para a grelha.
Veja também: Não mexe com quem está quieto: 5 raças de cães que mais mordem
Afinal, nada melhor do que um bom churrasco para reunir os amigos e celebrar a vida. O churrasco é mais do que uma refeição, é um símbolo de amizade e gastronomia. Para muitos, tem gosto de infância, de festa, de futebol, de conversa.
Mas o Brasil é um país muito grande e diverso, e o churrasco também varia de acordo com cada região. Por isso, conheça a seguir os 8 piores cortes de carne para churrasco, segundo os especialistas no assunto: os açougueiros. Saiba quais são a seguir:
1. Piores cortes de carne para churrasco: Músculo da Paleta
Antes de mais nada, esse corte, localizado na parte superior do peito do animal, é conhecido por ser duro e com menos sabor. Com uma abundância de nervos e fibras, é mais indicado para cozidos e ensopados, que ajudam a amaciar a carne e realçar o sabor.
2. Músculo (Ossobuco)
Com uma textura fibrosa e várias massas musculares sobrepostas, torna a carne menos suculenta e difícil de assar uniformemente. Prefira utilizá-lo em cozidos e ensopados, onde as fibras podem se desfazer e a carne ficar mais macia.
3. Peito Bovino
Já essa parte do boi é dura e requer um tempo longo de cozimento devido à quantidade de gordura presente. É mais adequada para preparações de cozimento lento, como assados no forno ou defumados.
4. Lagarto
Originário da parte traseira do boi, esse corte é menos macio e possui pouca gordura, podendo ficar seco quando grelhado. Recomenda-se utilizá-lo para rosbife ou carne de panela.
5. Outros piores cortes de carne para churrasco: Coxão Duro
Caracterizado por sua dureza e dificuldade de grelhar, o coxão duro possui muitos nervos e fibras. É aconselhável prepará-lo em pratos cozidos, como picadinho ou carne assada.
6. Patinho
Enquanto isso, este corte, conhecido por ser mais seco e com pouca gordura, não é a melhor opção para a churrasqueira, podendo ficar duro e sem sabor. É mais recomendado para bifes ou ensopados.
7. Pescoço
Semelhante aos outros cortes da lista, o pescoço é fibroso, demorando a assar e não sendo uma boa opção para churrasco. Com muitos nervos e fibras, é melhor utilizado em preparações de cozimento lento, como guisados ou ensopados.
8. Capa de Filé
Por fim, esse corte apresenta textura desigual, nervos e uma camada espessa de gordura, o que pode resultar em carne dura e chamas na churrasqueira. É mais indicado para pratos de cozimento lento que envolvam molhos.