ALERTA DE CHUVA! Moradores DESTES estados precisam ter cuidado (HOJE)

De acordo com o Inmet, as chuvas poderão causar transtornos em alguns estados do país nesta semana. Veja se o seu estado é um deles!



A semana se inicia com dois novos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido as chuvas e fortes ventanias que podem acontecer no país. Os alertas amarelo e laranja fazem referência as tempestades que podem acontecer, com chuvas de até 100/mm dia, e aos ventos intensos entre 40 e 100 km/h.

Veja também: ALERTA! Cidade brasileira está prestes a virar um grande deserto

Devido a essas condições, há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e quedas de árvores. De acordo com o Inmet, os alertas laranja são aqueles que indicam perigo potencial, exigindo atenção dos moradores das áreas na hora de realizar atividades fora de casa.

No caso do alerta laranja, significa perigo. Ou seja, os riscos devido às condições meteorológicas são maiores. Assim, é indicado se informar sobre os riscos que podem ser evitáveis e seguir os conselhos das autoridades para não ter maiores problemas com sua segurança.

Quais as áreas afetadas pelos alertas emitidos?

De acordo com os alertas emitidos pelo Inmet, diversos estados estão sob perigo devido às condições climáticas. Na região Norte, o destaque vai para o Acre, Rondônia, Tocantins, Pará e grande parte do Amazonas. Já no Nordeste, as chuvas devem gerar atenção no Maranhão, na Bahia e no Piauí.

No Centro-oeste, o alerta é para os estados de Goiás e Mato Grosso. No Sudeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro também serão atingidos pelas condições climáticas perigosas. Mas atenção: algumas áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Goiás estão sob alerta laranja, com as condições ainda mais intensificadas.

Por fim, o Inmet indica que em caso de rajadas de vento, os cidadãos não se abriguem debaixo de árvores, visto o leve risco de queda e descargas elétricas. Para aqueles que estiverem dirigindo, o aconselhado é a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite também o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de necessidade de atendimento, entre em contado com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.




Voltar ao topo

Deixe um comentário