scorecardresearch ghost pixel



ALERTA! Cidade brasileira está prestes a virar um grande deserto

Devido ao avanço do desmatamento nos últimos anos, a desertificação da área já pode ser observada de imagens aéreas.



Uma cidade no Piauí está se transformando em um verdadeiro deserto em pleno Brasil. Devido a erosão de um solo naturalmente frágil, potencializado pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas, o processo de desertificação está acontecendo em Gilbues, no interior do Piauí. De acordo com especialistas, a área em perigo poderá se tornar maior do que a cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Veja também: No primeiro mês do mandato de Lula desmatamento cai 61%.

O processo está tão avançado, que já é possível avistar o deserto de Guilbes por imagens aéreas. No entanto, a erosão no local não é uma novidade, visto que o nome da cidade vem de uma palavra indígena que significa “terra frágil”. Mas com a atividade humana, o problema natural se potencializou, principalmente pela queima da vegetação.

Atualmente com onze mil habitantes, Gilbues teve uma ampla exploração de diamantes no século 20, uma intensificação na plantação de cana-de-açúcar na década de 80 e é atualmente uma das maiores cidades produtoras de soja do estado.

Área desertificada dobrou de tamanho

Segundo um estudo realizado, a área afetada pela desertificação mais que dobrou nos últimos anos. Em 1976, a área desertificada era de 387 km². Já em 2019, essa área subiu para 805 km², afetando 15 condados e cerca de 500 famílias de agricultores. No entanto, o último estudo realizado não identificou o papel do aquecimento global no aceleramento do processo.

De acordo com os agricultores da região, a área está mais seca, com a estação chuvosa mais curta e intensa, o que agrava o problema. Em contrapartida, quando há grandes precipitações, o solo é lavado, aumentando ainda mais os cânions abertos, conhecidos como “vocorocas”.

Como tentativa de desacelerar o processo, os produtores locais estão implementando algumas medidas ambientais, como irrigação por gotejamento, psicultura e o uso da antiga técnica antierosiva da agricultura de terraço. Por fim, os moradores locais denunciam o fechamento de um centro de pesquisa de antidesertificação administrado pelo governo.

O governo do Piauí planeja reabrir o espaço, no entanto nenhuma data foi dada para a nova abertura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário