O Google removeu 12 aplicativos maliciosos da Google Play e fez um alerta aos usuários. A orientação é para que as pessoas excluam esses apps dos dispositivos e façam uma completa varredura para garantir mais segurança. Veja quais foram os aplicativos removidos.
Leia mais: No aplicativo, PicPay lança recurso para antecipação do FGTS; veja qual
Segundo o alerta, os aplicativos tinham adwares que exibem anúncios indesejados nos smartphones. Embora não representem um risco tão grave quanto outros tipos de malware, os adwares são operados por hackers maliciosos para ganhar dinheiro ilegalmente por meio de anúncios gerados artificialmente nos dispositivos das vítimas.
Google remove aplicativos maliciosos
Os aplicativos removidos eram, segundo os usuários, considerados irritantes e invasivos por conta da quantidade de anúncios indesejados. O que, consequentemente, prejudicava a experiência.
Dessa forma, a remoção dos aplicativos maliciosos foi uma maneira de proteger as pessoas da exposição aos anúncios indesejados e de possíveis atividades maliciosas por parte dos desenvolvedores dos aplicativos.
Alguns desses aplicativos eram jogos populares, por isso são tão populares e acessados por diversas pessoas diariamente. Veja abaixo a relação dos aplicativos infectados e a quantidade de downloads:
- Super Skibydi Killer – 1.000.000 de downloads
- Agent Shooter (Agente Atirador) – 500.000 downloads
- Rainbow Stretch (Trecho do Arco-íris) – 50.000 downloads
- Rubber Punch 3D (Perfurador de borracha 3D) – 500.000 downloads
- Eternal Maze (Labirinto Eterno) – 50.000 downloads
- Jungle Jewels (Jóias da Selva) – 10.000 downloads
- Stellar Secrets (Segredos Estelares) – 10.000 downloads
- Fire Fruits (Frutas de Fogo) – 10.000 downloads
- Cowboy’s Frontier (Fronteira do Cowboy) – 10.000 downloads
- Enchanted Elixir (Elixir Encantado) – 10.000 downloads
- Love Emoji Messenger (Amor Emoji Messenger) – 50.000 downloads
- Beauty Wallpaper HD (Papel de parede em HD da beleza) – 1.000 downloads
Por isso, se você baixou algum dos apps da lista, desinstale agora mesmo e faça a varredura indicada pelo Google. Só assim você poderá ter mais segurança de que o seu dispositivo está protegido.
O Google Play reforçou que tem mecanismos de defesa rigorosos contra os aplicativos que contenham adwares ou representem ameaças à segurança dos dispositivos e à privacidade dos usuários. Por isso, assim que foram identificados, a empresa agiu com a remoção da loja e fez o alerta.