Atenção! Você erra ao mencionar estas palavras por não saber o nome correto

Será que você erra ao dizer algumas palavras que costumam designar itens do dia a dia?



A língua portuguesa reúne vários segredos, incluindo significados intrigantes que resultam em equívocos. Nesse caso, a comunicação passa por mudanças diariamente, segundo os hábitos linguísticos, mesmo de quem erra palavras.

Veja também: Por que a casa própria parece um sonho distante para os millennials?

Sendo assim, o costume de usar determinado termo vira uma tradição, visto que o vocabulário é transmitido por repetição. Ou seja, se você escuta várias vezes a mesma palavra se referindo a uma figura, dificilmente vai esquecê-la.

Conheça as palavras que você erra ao nomear objetos e imagens

1- Petricor

Primeiramente, petricor é o nome que se dá ao cheiro característico que a terra exala quando chove após um longo período de seca. Essa palavra vem do grego “petra”, que significa pedra, e “ichor”, que significa fluído dos deuses. Logo, reflete o aroma agradável que costuma ser chamado de ‘’cheirinho de chuva’’.

2- Lúnula

Lúnula
Lúnula (Imagem: Ron Lach/Pexels)

Em seguida, a lúnula é a parte branca e arredondada que fica na base das unhas. Portanto, trata-se de um termo do latim “lunula”, que remete à pequena lua, devido ao formato peculiar formado pelo crescimento das células. Dito isso, o tamanho varia conforme a saúde e as condições genéticas de cada pessoa.

3- Aguilha

Aguilha
Aguilha (Imagem: Mabel Amber)

Quanto a aguilha, revela um instrumento usado para costurar ou bordar, composto por uma haste metálica. Entretanto, também se refere à ponta do cadarço, que facilita a passagem do cordão. Por esse motivo, é traduzido do latim “acucula”, que nomeia uma pequena agulha fixa, utilizada em várias peças de roupa.

4- Amarrilho

Já o amarrilho tem dois usos possíveis, começando por laços que amarram embrulhos, pacotes e presentes. Contudo, está associado ao arame revestido que impede a saída de ar de sacos de pães. Essa palavra que você provavelmente erra é de origem espanhola e vem do ‘’amarillo’’, que é ‘’amarelo’’.

5- Lemniscata

Lemniscata, símbolo do infinito
Lemniscata, símbolo do infinito (Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock)

Ao passo que o oito deitado se popularizou por ser a representação do ‘’infinito’’, ninguém se lembra da verdadeira identidade. Desse modo, o latim atribui à ‘’lemniscata’’ a descrição de curva plana e fechada, com dois focos. Lembre-se dessa definição ao falar de amuletos e símbolos famosos.

6- Cerquilha

Por último, o ‘’jogo da velha’’ ou ‘’hashtag’’ recebe um nome oficial, do francês ‘’cerchier’’, que na tradução para o português é ‘’cerquilha’’. Então, a inscrição famosa na internet e outros contextos, é mais elegante do que aparenta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário