Auxílio Gás: saiba como receber a última parcela do benefício em 2023

Programa oferece o valor correspondente a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos a cada dois meses.



O Auxílio Gás é um dos mais importantes programas sociais criados pelo governo federal para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício oferece um repasse bimestral no valor de 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha.

Leia mais: Nova rodada em poucos dias: confira o próximo calendário do Bolsa Família

Cerca de 5,5 milhões de brasileiros são beneficiados pelo chamado vale-gás e outros milhões ainda não recebem, mas se enquadram nos requisitos que dão direito. A última parcela deste ano será paga em dezembro, completando o ciclo de seis depósitos previsto para 2023.

Se você quer ter a chance de participar do programa e receber ajuda financeira para comprar o gás de cozinha, confira abaixo todas as informações necessárias.

O que é e qual o valor do Auxílio Gás?

O vale-gás nacional foi criado pelo governo para ajudar famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha, em meio a um cenário de inflação alta e queda na renda da população. Originalmente, o programa oferece 50% do preço médio do item básico.

Contudo, o governo aprovou uma medida que elevou a quantia para 100% da referência, apurada periodicamente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em outubro, mês do último pagamento, cada beneficiário recebeu R$ 106.

Quem tem direito?

A entrada no programa está aberta às famílias que se encaixam nos critérios de elegibilidade, independente do número de membros. Os requisitos são: ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico), ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660) ou viver com algum beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como participar do programa?

A seleção dos aprovados é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Os interessados com cadastro ativo no CadÚnico podem ser selecionados a qualquer momento, desde que estejam dentro das regras estabelecidas.

Após a aprovação, a família recebe um repasse a cada dois meses na poupança digital do aplicativo Caixa Tem. Não é preciso prestar contas sobre o destino dos valores.

Como se informar?

Para tirar suas dúvidas sobre o Auxílio Gás, o cidadão deve ligar para o telefone do Ministério do Desenvolvimento, no número 121. Já a consulta da situação do benefício pode ser feita no aplicativo Bolsa Família, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa (telefone 111).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário