scorecardresearch ghost pixel



Como antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Caixa Tem?

Opção está disponível no serviço de empréstimos do aplicativo Caixa Tem; Confira como funciona!



Os trabalhadores brasileiros que possuem contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) recebem uma série de direitos. Um deles é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), benefício desenvolvido para os empregados com carteira assinada para protegê-los em caso de demissão sem justa causa.

Leia Mais: Alteração no FGTS: veja quais são as novas regras do saque-aniversário

O acesso ao FGTS é permitido em determinados momentos, alguns deles são a aposentadoria, demissão, em razão de doença grave e até mesmo durante a aquisição de casa própria. No entanto, visando movimentar a economia, outros tipos de saques são liberados, como o saque-aniversário, que possibilita ao trabalhador acessar parte do saldo, no mês ao qual nasceu.

O que muitos podem não saber é que os trabalhadores interessados em antecipar o saque-aniversário podem contar essa opção diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. Segundo as informações divulgadas, é possível garantir empréstimos em instituições financeiras usando o saldo de seu fundo como garantia. Quem opta pela Caixa Econômica Federal, pode adiantar até cinco parcelas do benefício.

O serviço de antecipação pela Caixa Tem está disponível desde 2021 e, certamente, segue critérios como valor mínimo de empréstimo de R$ 500, além do valor voltado ao saque antecipado, superior ou igual a R$ 200. Outros critérios incluem ter dados atualizados no aplicativo.

Como funciona a solicitação?

O primeiro passo não é feito pelo aplicativo da Caixa e sim, no do FGTS. Ou seja, ao acessar o programa do Fundo, o trabalhador precisa indicar que está aderindo ao saque-aniversário. A partir daí, o interessado precisa liberar a Caixa para consultar a conta do Fundo.

Isso pode ser feito na aba “Principal” que logo exibe a função “Autorizar Bancos”. Nessa etapa, a pessoa encontrará uma lista de instituições disponíveis, assim, basta escolher o da Caixa para continuar com o procedimento. Só então que a pessoa acessará o app do banco.

Na plataforma, é importante selecionar o “Empréstimo Saque Aniversário”, realizar uma simulação para saber se tudo está nos conformes, ler também os termos e condições e assim, clicar em “Contratar”. Dessa forma, os valores são repassados no dia útil seguinte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário