O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para quinze estados brasileiros e o Distrito Federal devido a intensa onda de calor em atuação no país. A previsão é de que as temperaturas continuem elevadas até domingo (19). Para tentar se refrescar, os brasileiros recorrem a diversos meios, desde banhos gelados até o aumento no consumo de sorvetes.
Veja também: 8 dicas para gastar menos na conta de luz sem ‘derreter’ na onda de calor.
No entanto, o Ministério da Saúde alerta que nem todas as mediadas são recomendadas para diminuir o calor durante esses dias. As altas temperaturas afetam principalmente a saúde das pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. Por isso, é importante buscar maneiras saudáveis e adequadas para amenizar a sensação térmica desta semana.
5 erros na hora de se refrescar nesse calor
1. Abuso do ar-condicionado
O ar-condicionado é uma das principais saídas para quem fica em casa ou trabalha em ambientes fechados. No entanto, o equipamento reduz a umidade relativa do ar, agravando a baixa umidade presente em doze estados. Nesses locais, o Inmet divulgou um alerta de perigo potencial devido à baixa umidade do ar. Assim, a recomendação é associar o uso do ar-condicionado com os umidificadores de ar, potes de água ou toalhas molhadas.
2. Cerveja e caipirinha
As bebidas alcoólicas, famosas por proporcionarem uma refrescância momentânea, aumentam a desidratação dos consumidores. Isso ocorre devido ao hormônio antidiurético (ADH), responsável por fazer com que os rins reabsorvam água. Ao consumir bebidas alcoólicas, o indivíduo acaba urinando mais e, consequentemente, perdendo mais água e aumentando a desidratação.
3. Sorvete
Por conter alto teor de açúcar, o sorvete também pode aumentar a desidratação à medida que o organismo trabalha para eliminar essa substância. Dessa forma, a indicação é para optar por sorvetes naturais, feitos com frutas e sem adição de açúcar.
4. Banho muito gelado
Ao mudar consideravelmente a temperatura do corpo, ele perde a capacidade de se autorregular. Com isso, os indivíduos podem sentir fraqueza, tontura, desmaio e até mesmo ter convulsões. Nos casos mais graves, essa mudança radical de temperatura apode levar ao infarto e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado são os banhos com temperaturas agradáveis, fugindo apenas da água quente.
5. Consumo excessivo de água
Para manter o corpo hidratado, o Ministério da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água em dias de altas temperaturas. A indicação é de beber água ou suco de frutas naturais mesmo sem estar com sede. No entanto, é preciso ter cuidado, já que água em excesso também faz mal. A hiper-hidratação, quando há o consumo de mais de 20 litros de água por dia, pode levar a perda de eletrólitos de sódio, chamada de hiponatremia.