Para desespero da Uber, a StopClub lançou uma calculadora de despesas para que os motoristas de aplicativo possam contabilizar os gastos com as corridas. A nova ferramenta gratuita oferece uma estimativa, bem próxima da realidade, do ganho líquido do profissional com a atividade.
Leia mais: Conta de luz mais cara? Comissão do Senado aprova mudança no cálculo da tarifa
O trabalhador pode usar a calculadora para verificar despesas com combustível, financiamento ou aluguel e custos de manutenção. Ela é bastante útil para motoristas e entregadores que prestam serviços para empresas como Uber, 99, iFood e Loggi.
“As plataformas se beneficiam da assimetria de informação. Os valores variam muito dependendo se tem tarifa dinâmica, promoções. E cada motorista tem a sua própria realidade. É difícil saber exatamente quantas horas ou quilômetros ele precisa trabalhar para conseguir alcançar um determinado ganho líquido”, explica Pedro Inada, co-fundador e co-CEO da StopClub.
Segundo Inada, a calculadora pode ser uma aliada nas discussões sobre a regulamentação da atividade profissional, por meio da qual o governo pretende fixar um valor mínimo por hora de trabalho.
“Queremos dar mais conhecimento para essa população. Muitas vezes o motorista acha que tem uma receita alta, gasta mais do que poderia no dia a dia, e depois fica endividado. Queremos que o trabalhador por aplicativo entenda que ele é um empreendedor. Que ele tem receita e custos operacionais”, acrescenta.
Ainda em fase de testes, a ferramenta será incluída no app da StopClub nos próximos dias, após uma enquete com os motoristas para escolher o nome do serviço.
Uber entra na Justiça
A empresa é um clube de serviços e benefícios para trabalhadores por aplicativos que reúne cerca de 300 mil usuários cadastrados. Em agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar obtida pela Uber que suspendia os serviços da empresa de forma preventiva.
Luiz Gustavo Neves, co-fundador e co-CEO, conta que a startup perdeu um grande número de usuários após as investidas da companhia de transportes para tirar sua calculadora de ganhos do ar. Porém, ele afirma que a StopClub voltou a crescer.
A Uber alega que a ferramenta que calcula de forma automática se a corrida é vantajosa “viola seus termos de uso” e afeta a “a confiabilidade da plataforma como um todo”. A liminar segue aguardando julgamento em segunda instância.