As varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas e nos pés, causando dor, inchaço e alteração estética. Nesse caso, elas ocorrem quando as válvulas, que impedem o refluxo do sangue, se tornam fracas.
Veja também: Um perigo! Há 5 objetos que NÃO devem ser guardados na carteira há anos
Apesar dos fatores genéticos, obesidade, gravidez e sedentarismo também agravam a condição. Logo, é necessário mudar certos hábitos e incluir alimentos específicos, como a erva da China, que fortalece o sistema circulatório.
Quais as propriedades da centella asiática?
Em primeiro lugar, a centella asiática, ou centelha asiática, é uma planta medicinal usada na medicina ayurvédica e convencional. Afinal, reúne propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, calmantes e estimulantes.
Dito isso, trata-se de uma planta rica em ácido asiático, flavonóides, carotenóides, vitamina C, vitamina B e antioxidantes. Portanto, a ação vasodilatadora minimiza o entupimento de artérias, que provocam doenças cardiovasculares.
Por que a erva que melhora as varizes te deixa mais jovem?
A princípio, ao ser associada a uma alimentação saudável e exercícios físicos, a erva chinesa potencializa a hidratação do corpo. Enquanto inibe a formação de células tumorais e elimina radicais livres, previne o envelhecimento precoce.
Sendo assim, a pele começa a refletir os efeitos positivos do hábito de consumir a infusão que leva 500 ml de água e duas colheres de sopa de extrato da erva. Por esse motivo, o inchaço e o estresse deixam de ser uma preocupação.
Lembre-se de consumir infusões moderadamente
Por último, é válido ressaltar que as infusões são bebidas preparadas com a imersão de plantas medicinais em água quente ou fria. Ou seja, podem trazer benefícios, aliviando o sintoma de diversos quadros, incluindo varizes.
No entanto, é importante não beber chás em excesso, respeitando as doses, os horários e as contraindicações. Em relação à centelha asiática, lactantes, grávidas e pacientes que têm sensibilidade intestinal devem evitá-la. Desse modo, não se esqueça de consultar um médico ao perceber algum desconforto.