scorecardresearch ghost pixel



Chuvas intensas e seca: El Niño deixa o clima extremo no Brasil

Fenômeno provoca onda de calor intensas com máximas acima de 40°C, chuvas em excesso e seca no mesmo território.



O Brasil tem vivido um período de eventos climáticos extremos nas últimas semanas. Parte do país registrou temperaturas próximas e até superiores aos 40°C em outubro, enquanto em outras regiões os problemas foram o excesso de chuvas e a seca.

Leia mais: 6 países que abrem as portas para brasileiros que querem mudar de vida

Esses são efeitos do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ele é o grande responsável pelos acontecimentos indesejáveis.

Chuva e seca

No mês passado, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram acumulados de chuva históricos causados pela combinação dos efeitos do El Niño com frentes frias e sistemas de baixa pressão. A cidade de Frederico Westphalen (RS) terminou o período com nada menos que 672,4 milímetros de chuva.

Em Florianópolis (SC), o volume de chuvas chegou a 419,6 milímetros, o maior dos últimos cem anos.

Por outro lado, a região Norte vive um período de déficit de chuvas que levou diversos municípios a uma situação de emergência causada pela seca. O acumulado em Lábrea (AM) foi de apenas 28,2 milímetros, quase 140 mm abaixo da média histórica. A situação foi ainda pior em Itacoatiara (AM), onde os míseros 1,9 mm de chuva levaram a um déficit de 112,3 mm.

Temperaturas de 40°C

Outro efeito do El Niño além das chuvas e da seca foi o calor extremo, especialmente no Centro-Sul do país. No início e no fim do mês, massas de ar quente aumentaram a probabilidade de marcas acima da faixa normal na maior parte do país.

As temperaturas ultrapassaram os 44°C em Cuiabá (MT) e Aragarças (GO), renovando máximas históricas. Vários outros municípios alcançaram ou se aproximaram dos 40°C.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário