O sucesso profissional não depende apenas de esforço e dedicação, mas também de fatores como facilidade de reconhecer as tendências de mercado. Para quem deseja alcançar uma posição com ótimo retorno, é importante ter visão estratégica sobre as profissões do futuro.
Leia mais: Com o avanço da tecnologia, estas profissões podem sumir em 10 anos
Se você deseja começar uma nova carreira, o primeiro passo é saber quais são as mais cotadas a serem valorizadas no futuro. A seguir, preparamos uma lista que pode te ajudar nessa decisão.
8 profissões que serão valorizadas no futuro
As carreiras indicadas consideram a ascensão do setor de tecnologia e as transformações pelas quais o planeta e o mercado vêm passando nos últimos anos, sobretudo após a pandemia. Confira!
1. Gestor de Sustentabilidade
As preocupações com o meio ambiente e os efeitos da ação humana no planeta têm ganhado cada vez mais palco no mundo atual. Nesse sentido, um dos cargos que terão demanda é o de gestor de sustentabilidade, profissional focado em criar maneiras eficientes, equilibradas e conscientes de utilizar os recursos naturais para promover a harmonia entre negócios e natureza.
2. Gestor de Resíduos
Ainda no contexto ambiental, o gestor de resíduos surge como um profissional responsável pela gestão e transformação dos materiais eliminados pelas empresas, sobretudo fábricas. Sua missão é promover práticas de reciclagem e reutilização, além de buscar soluções mais sustentáveis.
3. Arquiteto e Engenheiro 3D
Os especialistas em arquitetura e engenharia 3D terão um papel importante no desenvolvimento de projetos tridimensionais. Esses arquitetos e engenheiros devem dominar ferramentas e soluções necessárias para oferecer soluções inteligentes e otimizadas para o setor de construção civil.
4. Geneticista
O aprimoramento genético é uma área que vem crescendo bastante nas últimas décadas, especialmente no setor de agropecuária. Para se tornar um geneticista e contribuir com os avanços científicos significativos, é necessário se dedicar bastante à formação acadêmica.
5. UX Designer
Na área de tecnologia, esse profissional trabalha para melhorar a experiência dos usuários de sites e outras plataformas digitais. Seu foco não é apenas as necessidades funcionais do público, mas também as emocionais, visando garantir a satisfação e promover a fidelização de clientes.
6. Desenvolvedor de Softwares
Conhecido como o arquiteto do mundo digital, o desenvolvedor de softwares trabalha na criação de sistemas e aplicativos. Em um mundo cada vez mais tecnológico e digital, essa é uma carreira que vem crescendo bastante, mas que também exige empenho e estudo, já que os conhecimentos se transformam a todo instante.
7. Analista de Big Data
Essa figura atua no tratamento e análise do volume astronômico dos dados que circulam pelo mundo digital para transformá-los em informações significativas. O trabalho demanda técnicas avançadas de análise para identificar padrões, tendências e percepções ocultas.
8. Especialista em Segurança da Informação
Ao passo que mais tecnologias surgem e um volume maior de informações são trocadas, se faz necessária a existência de um profissional para proteger esses dados. O Especialista em Segurança da Informação deve garantir a disponibilidade, a autenticidade e a confidencialidade dos dados, e por isso sua presença nas empresas tem grande prioridade.