Em diferentes mercados, é bem possível ganhar mais dinheiro trabalhando por conta própria ou como empreendedor do que trabalhando para outros. Mas o sucesso nessa empreitada depende de diversos fatores, incluindo sua área de atuação, habilidades, esforço e dedicação. Veja quais são as profissões que mais tendem a render bons salários se você trabalhar por conta própria.
Leia mais: Arrume as malas! 6 profissões fáceis de conseguir emprego fora do Brasil
Em algumas profissões e setores, é mais comum que as pessoas ganhem mais dinheiro ao empreender ou trabalhar por conta própria. Por exemplo, no empreendedorismo, principalmente quando a pessoa consegue criar um negócio de sucesso e inovador. No entanto, também enfrenta riscos e desafios, além de uma constante incerteza.
Trabalhar por conta própria
É uma realidade também para alguns profissionais autônomos, como advogados, médicos, contadores, consultores e outros profissionais que podem estabelecer seus próprios negócios ou consultorias e definir suas próprias taxas de serviço, o que permite aumentar a renda muito mais do que se estivessem trabalhando para outras pessoas.
O mesmo acontece com aqueles que atuam como freelancers e autônomos. É um tipo de atividade mais comum para profissionais criativos, como designers gráficos, escritores, fotógrafos, jornalistas e desenvolvedores web. Em alguns casos, eles podem ganhar muito mais, além de ter mais flexibilidade na jornada de trabalho.
A decisão de trabalhar por conta própria deve ser tomada com base em seus objetivos pessoais, habilidades e disposição para enfrentar os desafios, que são muitos. É essencial, por exemplo, criar uma reserva de emergência e manter uma boa administração do dinheiro.
Veja a seguir outras profissões que rendam um bom dinheiro para quem decidir trabalhar por conta própria:
Consultor de TI: oferece serviços de consultoria em tecnologia da informação para empresas e clientes individuais.
Empreendedor digital: você pode criar e gerenciar negócios online, como e-commerce, blogs ou aplicativos.
Designer Gráfico freelancer: ao invés de atender uma única agência e ter um salário fixo, você pode atender a diversos clientes e determinar o valor de seus próprios serviços.
Youtuber ou criador de conteúdo: Produzir vídeos e conteúdo online em plataformas como o YouTube pode gerar receita por meio de anúncios e parcerias. Muita gente se destaca com constância e boas estratégias.
Corretor de imóveis autônomo: é mais uma profissão que pode render altas comissões se você não se vincular a nenhuma imobiliária.