scorecardresearch ghost pixel



Tecnologia é dinheiro: como usar IA para fazer renda extra no Brasil?

Tecnologia em destaque pode ajudar profissionais a faturar mais. Para isso, é importante conhecer e entender as oportunidades. Confira!



Desde que o ChatGPT foi lançado, o tópico da inteligência artificial (IA) está presente em boa parte das discussões sobre o mundo do trabalho. De um lado, muitos profissionais temem que a tecnologia esteja prestes a substituí-los; de outro, trabalhadores estão prontos para tentar se adaptar e usar as ferramentas visando otimizar as atividades.

Leia mais: iFood oferece até 50 mil bolsas para estudo de programação e games

Para se ter uma ideia do cenário, o relatório do Fórum Econômico Mundial mostrou que, no Brasil, aproximadamente 16 milhões de vagas vão entrar em declínio nos próximos anos. Em contrapartida, 13 milhões de novos postos relacionados à área tecnológica vão surgir, o que pode evidenciar para muitos que a IA não é uma ameaça aos empregos humanos, mas pode, sim, ser percebida como um agente transformador.

Assim, para quem está na expectativa de explorar a inteligência e se adaptar para continuar em destaque no ambiente corporativo, vale conhecer de quais formas os dispositivos podem ajudar os interessados a faturar mais, seja aprimorando as atividades ou agindo como uma fonte de renda extra.

Acompanhe algumas das oportunidades possíveis a seguir.

Potencial lucrativo: IA pode ajudar a ganhar dinheiro?

Sim, é possível lucrar com a ajuda dessas tecnologias; contudo, é importante ter em mente alguns pontos sobre o uso ético dessas ferramentas. Muitos dos mecanismos são criados para agir como assistentes virtuais, ou seja, como um auxílio, não como o tão esperado modo dos chatbots de realizar o “trabalho” no lugar dos usuários.

Assim, a pessoa pode ganhar dinheiro por meio de um trabalho otimizado a partir do uso das IAs. Em informações divulgadas contendo a lista de maneiras possíveis de ganhar dinheiro com a IA, quatro das sete opções expostas estão relacionadas à produção de conteúdo.

É possível gerar conteúdo com a ajuda da IA para o desenvolvimento de ideias, esboços e até mesmo roteiros. Para redatores, essas ferramentas podem servir para identificar problemas de coesão no texto, o que deve deixar a escrita mais fluída. Também é possível criar imagens a partir de comandos com o DALL-E, o Stable Diffusion e o Midjourney. Nessas plataformas, quanto mais detalhado forem os comandos, mais imagens impactantes são fornecidas. Inclusive, esses prompts podem ser vendidos, possibilitando mais uma oportunidade de renda.

Quem trabalha com vídeos também pode faturar com a ajuda das IAs, pois elas fornecem ideias de conteúdos relevantes. Já com áudio, um software de conversão de texto em fala pode ser uma opção atrativa para profissionais que trabalham com tradução.

Outras maneiras envolvem fazer serviços os quais a própria ferramenta demanda como consultoria. Com muitos profissionais buscando se adaptar ou aplicar a tecnologia em suas empresas, é provável que o mercado precisará de consultores em IA para isso.

Essa consultoria pode ser estendida tanto para empresas que atuam com aplicativos baseados em IA e precisam solucionar um problema pontual quanto para aqueles que desejam frequentar cursos ensinando a usar a própria IA.




Voltar ao topo

Deixe um comentário