O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que as próximas duas semanas no Brasil serão marcadas por altas temperaturas e chuvas intensas em grande parte do país. Para a região Norte, a precisão indica chuvas em forma de pancadas, com volumes acima de 50 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, norte do Amapá e Tocantins.
Veja também: Onda de calor vai deixar a conta de luz de novembro mais cara?
No Nordeste, o início da semana terá pancadas de chuvas isoladas em algumas áreas do Rio Grande do Norte, Ceará e no sertão paraibano. Na faixa litorânea entre o sul da Bahia e o Pernambuco, chuvas pontuais podem chegar aos 30 mm. Contudo, não são descartadas pancadas de chuva no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. No interior da região, o tempo seco e sem chuvas continua, além da baixa umidade.
Pancadas de chuva são esperadas no centro-sul brasileiro
No Centro-Oeste e no Sudeste, a previsão indica que as chuvas deverão ultrapassar os 50 mm, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, sul e triângulo mineiro. O volume será atingido também no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Pancadas de chuva isoladas poderão acontecer nas demais áreas das regiões.
Na região Sul, os temporais permanecem ao longo da semana devido a uma massa de ar quente e úmida que continua atuando. Assim, os maiores acumulados previstos podem ultrapassar os 70 mm em áreas de Santa Catarina, oeste do Paraná e no noroeste do Rio Grande do Sul.
Retorno das altas temperaturas
Já em relação às temperaturas, a previsão indica que o calor intenso voltará a ser realidade na maioria do país. Na região Norte, são esperadas temperaturas máximas de 40ºC. No Nordeste, o calor poderá ficar na casa dos 35ºC, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste registram 30ºC.
No Sul, o clima ficará mais ameno, com as temperaturas máximas não ultrapassando os 25ºC. Mas atenção: as chuvas que acontecerão na região Sul poderão causar alagamentos e deslizamentos de terra. Há uma grande possibilidade de queda de granizo nos próximos dias.