É muito ruim quando você percebe que algum alimento passou do tempo de consumo. Isso representa desperdício de comida e de dinheiro. Por isso, é sempre bom aprender dicas e truques para conservar ao máximo os alimentos. Hoje você vai aprender o que fazer para aumentar a durabilidade da batata.
Leia mais: Não gosta de melancia? 4 alimentos refrescantes para enfrentar o calorão
Existe uma forma correta de conservar batatas para garantir toda a qualidade desse alimento por mais tempo. A maioria das pessoas comete o erro de armazenar batatas na geladeira, o que resulta em uma textura menos firme e um sabor mais doce.
Forma correta de aumentar a durabilidade da batata
Por isso, se é isso que você faz, saiba que existem maneiras melhores de garantir a durabilidade da batata sem que você precise deixar o alimento na geladeira.
Até mesmo porque a batata é um alimento versátil e nutritivo que pode ser usado em uma variedade de pratos. Então, é melhor aproveitar ao máximo, sem correr riscos. Até mesmo porque é um alimento perecível e deve ser armazenada corretamente para evitar o apodrecimento.
A temperatura ideal para armazenamento de batatas é entre 4 e 10 graus. Mas isso não quer dizer que você deva deixar na geladeira. O frio do eletrodoméstico pode fazer com que o amido da batata se transforme em açúcar, o que pode alterar o sabor e a textura.
A melhor maneira de conservar batatas é mantê-las em um local fresco, escuro e seco, usando sacos de papel pardo ou sacos plásticos com furos para evitar a umidade. É aconselhável não armazenar batatas perto de cebolas, pois a proximidade entre os dois vegetais pode resultar na produção de gases prejudiciais.
Por outro lado, se você precisar armazenar as batatas por um longo período, você pode congelá-las. Para congelar, corte em pedaços e cozinhe até ficarem macias. Em seguida, escorra as batatas e deixe-as esfriar completamente. Coloque as batatas congeladas em um saco ou recipiente hermético e guarde no freezer por até 3 meses.