scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com o combo: batata frita e pastel podem causar ansiedade e depressão

Pesquisa aponta que o consumo frequente de alimentos fritos está associado a um aumento de 12% no risco de ansiedade e 7% de depressão.



A ingestão frequente de alimentos fritos, como batatas fritas, pastéis e frango frito, é uma prática habitual para muitas pessoas, muitas vezes devido à sua praticidade e sabor que oferecem. No entanto, um estudo realizado por pesquisadores na cidade de Hangzhou, na China, trouxe à tona uma questão relevante: a possível ligação entre o consumo regular dessas frituras e o aumento das chances de desenvolver ansiedade e depressão.

Leia também: Gordura nas artérias? Este alimento baratinho nos mercados pode ajudar

Conforme apontado pela pesquisa, aqueles que consomem regularmente alimentos fritos enfrentam um risco elevado, 12% maior para ansiedade e 7% maior para depressão, em comparação com aqueles que evitam tais alimentos. Esse vínculo se mostrou ainda mais notável entre homens jovens.

O que explica a relação entre alimentos fritos e problemas de saúde mental?

Uma das razões que podem explicar essa relação é a acrilamida. Essa substância química é formada durante o processo de fritura, resultando da reação entre o ácido aspártico e os açúcares redutores naturalmente presentes em alimentos como batatas, cereais e café.

O Dr. Ronan Araujo, especialista em nutrição e endocrinologia, argumenta que a acrilamida, que foi classificada como um provável agente carcinogênico para seres humanos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, é motivo de preocupação devido ao seu potencial efeito neurotóxico, capaz de afetar o sistema nervoso central.

Outro elo possível entre alimentos fritos e questões de saúde mental reside na presença de ácidos graxos trans. Essas substâncias são conhecidas por elevar o risco de problemas cardíacos, diabetes e outras condições de saúde. Além disso, existem evidências de que os ácidos graxos trans podem influenciar o estado de espírito e as emoções.

4 sugestões para reduzir o consumo de frituras

Caso você esteja refletindo sobre como diminuir o consumo desses alimentos, aqui estão quatro sugestões que podem ser úteis:

  1. Prepare em casa: Cozinhar suas próprias refeições proporciona controle total sobre os ingredientes e a forma de preparo. Em vez de recorrer à fritura, experimente técnicas culinárias como grelhar, assar ou cozinhar a vapor.
  2. Faça escolhas saudáveis: Opte por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, cereais integrais e fontes magras de proteína. Essas opções alimentares geralmente não incluem alimentos fritos e promovem benefícios à saúde.
  3. Reduza o consumo de fast-food: Limitar a frequência com que você consome refeições em restaurantes de fast-food pode ter um impacto significativo na redução da ingestão de alimentos fritos.
  4. Explore novas receitas: Experimente novas receitas que ofereçam sabores e texturas distintas, tornando a transição para uma alimentação mais saudável e equilibrada mais interessante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário