O Google anunciou uma nova função que promete ajudar a vida de muitas pessoas na hora de escolherem suas roupas. O anúncio feito nesta quinta (16) divulgou o “Gerar Imagens”, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para gerar imagens de roupas e outros produtos por meio de comandos.
Veja também: Inteligência artificial cria novas profissões com salários de até R$ 20 mil; veja 5 delas.
A imagem gerada poderá ser utilizada posteriormente para pesquisar itens semelhantes à venda na internet. No entanto, a novidade foi divulgada inicialmente apenas nos Estados Unidos, sendo uma iniciativa do Google SGE, o experimento da empresa com IA divulgado na última semana. Não há previsão para que a função chegue ao Brasil.
Dessa forma, na hora de buscar por uma peça de roupa ou outro acessório, o usuário poderá descrever de maneira exata as características do produto que busca. Com o comando, o Google irá disponibilizar uma série de links com lojas que vendem produtos semelhantes ao descrito na nova ferramenta.
Como funciona o novo recurso?
A nova função permite que os usuários ferem uma foto que ilustre a peça de roupa que desejam encontrar, de forma semelhante aos softwares Bing Image Creator ou DALL-E 2. Em seguida, o mecanismo realiza uma busca automática por imagens que contenham peças semelhantes à roupa “inventada”, disponibilizadas para venda.
Além do recurso de geração de imagens do Google SGE, a nova ferramente utiliza também as 35 bilhões de listagens de itens disponibilizados no Shopping Graph. Essa é a base de dados do Google que reúne informações sobre os produtos e vendedores de todo o mundo.
Por ter sido lançado recentemente, o Google SGE ainda está em fase de testes. Assim que um internauta realiza a pesquisa no navegador Chrome, a função responde com um texto gerado pela Inteligência Artificial. A ferramenta se assemelha com as outras IAs, como o ChatGPT. Por fim, o Google disponibiliza três links da internet com perguntas complementares relacionadas ao tema pesquisado pelo usuário.