O governo federal autorizou o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para milhares de brasileiros afetados pelo tornado ocorrido em 4 de outubro. Os moradores que vivem nas regiões atingidas podem solicitar os recursos junto à Caixa Econômica Federal.
Leia mais: Salário na conta: quando será o quinto dia útil de novembro de 2023?
O saldo está desbloqueado desde a última quinta-feira (1º) para os trabalhadores da cidade de Cascavel (PR). A prefeitura local também anunciou uma série de medidas para auxiliar os empreendedores da região.
Como solicitar o FGTS
O resgate está aberto para cotistas com saldo disponível na conta do fundo de garantia que não realizaram outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Cada pessoa pode retirar até R$ 6,2 mil.
O pedido dos recursos pode ser feito em até 90 dias pelos moradores de propriedades afetadas, diretamente no aplicativo FGTS. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação pessoal;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência emitido nos 120 dias anteriores ao decreto de emergência.
Se não for possível comprovar residência da maneira citada acima, a prefeitura pode emitir uma declaração para certificar que o trabalhador reside na área. Impresso em papel timbrado, o documento deve conter informações como nome completo do cidadão, endereço residencial, número do PIS/PASEP ou CPF, entre outros.
Saque pelo aplicativo
A solicitação está disponível no aplicativo FGTS (disponível para Android ou iOS), no menu “Meus saques”, seção “Outras opções de saque”. É só escolher a opção “Calamidade pública” e seguir as instruções q vão aparecer na tela.
O sistema exige dados como comprovante de residência, foto de um documento pessoal e uma selfie segurando o mesmo documento pessoal anexado. O solicitante pode indicar qualquer instituição financeira de sua preferência para receber os valores sem nenhum custo.
A resposta da Caixa pode levar até 5 dias, contados a partir da data de solicitação.