scorecardresearch ghost pixel



Lula tem planos de acabar com o Auxílio Gás em 2024?

Programa social criado para auxiliar os brasileiros na compra do gás de cozinha terá nova rodada em dezembro.



O mês de dezembro terá a última rodada de pagamentos do Auxílio Gás, também conhecido como vale-gás, no ano de 2023. O programa foi criado em 2021 para auxiliar as famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha, que na época passava por um forte aumento nos preços.

Leia mais: Marco das Garantias é sancionado por Lula; o que muda nos empréstimos?

A preocupação agora é com os repasses do benefício em 2024. Será que o governo tem planos de encerrar o programa ou ele continuará ativo no próximo ano? Saiba o que esperar.

Auxílio Gás em 2024

O Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional prevê a manutenção do Auxílio Gás durante todo o ano de 2024. Sendo assim, as famílias que recebem os valores não precisam se preocupar com a possibilidade de encerramento dos depósitos.

Vale mencionar que o projeto original que deu origem ao benefício estabelece que o vale-gás deve equivaler a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. Assim, na teoria, o valor dos pagamentos poderia cair em 2024.

Mas o PLOA também prevê a manutenção do Adicional Complementar de 50% do valor até que o programa seja substituído. Ou seja: o governo não quer apenas garantir a continuidade do Auxílio Gás, mas também assegurar que cada família continue recebendo 100% do preço do botijão a cada dois meses.

“Para 2024, serão gastos R$ 3,64 bilhões com o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, beneficiando cerca de 5,5 milhões de famílias”, diz o documento enviado aos parlamentares.

Regras e calendário

Para receber o Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa. O programa social também atende os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os próximos depósitos do benefício estão previstos para dezembro e serão feitos na ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos aprovados, nas mesmas datas do Bolsa Família. Confira o calendário:

  • NIS final 1 – 12 de dezembro
  • NIS final 2 – 13 de dezembro
  • NIS final 3 – 14 de dezembro
  • NIS final 4 – 15 de dezembro
  • NIS final 5 – 16 de dezembro
  • NIS final 6 – 19 de dezembro
  • NIS final 7 – 20 de dezembro
  • NIS final 8 – 21 de dezembro
  • NIS final 9 – 22 de dezembro
  • NIS final 0 – 23 de dezembro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário