Nem sempre o desgaste dos pneus de um automóvel ocorre de forma uniforme nas quatro rodas. Por isso, muitas vezes, a troca ocorre de forma gradativa, ou seja, uns precisam ser trocados enquanto os outros ainda têm uma margem segura de uso. Nestas situações, o ideal é colocar os pneus novos no eixo dianteiro ou traseiro?
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É importante ressaltar que este desgaste não uniforme dos pneus ocorre por problemas na geometria de suspensão do veículo, uso de medidas diferentes em cada eixo, assim como a falta de revisão e passa até mesmo pelo estilo de direção do motorista.
Troca de pneus
O cenário ideal é a realização da troca dos quatro pneus de uma só vez; no entanto, como é um item caro, muitas vezes as pessoas optam por trocar apenas um par para que isso não pese tanto no orçamento. Nestes cenários, portanto, a recomendação é colocar os novos pneus no eixo traseiro.
Isso, porque é o eixo traseiro o responsável pela estabilidade do carro, ou seja, pneus gastos na traseira do automóvel vão oferecer menor tração e resistência à aquaplanagem, por exemplo. Na prática, há o risco de perda de aderência em pista molhada, fazendo com que o condutor perca o controle total do veículo.
Outro exemplo ocorre em casos de frenagem. Isso, porque o peso do veículo é deslocado para a frente, fazendo a parte de trás ficar mais solta, assim, isso pode fazê-lo perder a tração. A maneira de garantir essa tração é justamente o uso de pneus novos na parte traseira.
Portanto, se o desgaste ainda não tiver alcançado as marcações do TWI do pneu e o motorista optar por trocar apenas um par, os novos devem ficar no eixo traseiro. Por fim, é preciso ter atenção às recomendações do fabricante, assinaladas no manual do proprietário, para garantir a total segurança do veículo.