scorecardresearch ghost pixel



Pode colocar o tênis na máquina? Esta é a dica que ninguém conta por aí

As dúvidas ligadas ao processo de limpeza do tênis refletem o problema de lidar com certos revestimentos que parecem delicados. Entenda.



A limpeza do tênis na máquina divide opiniões, pois há quem defenda que é uma forma prática e eficiente de lavar os calçados. Por outro lado, especialistas alertam sobre o possível desgaste a longo prazo e até imediato do produto.

Veja também: Veja como poupar R$ 30 faz uma ENORME diferença nas suas finanças

Contudo, a lavagem depende de vários fatores, como o tipo de sapato, o ciclo de lavagem, a temperatura da água, o tipo de sabão, entre outros. Por esse motivo, é importante seguir as recomendações do fabricante, presentes na etiqueta.

Pode lavar o tênis na máquina? Cuidados que você deve tomar

Antes de colocar os tênis na máquina, remova os cadarços, as palmilhas e as etiquetas. Esse cuidado evita que eles se enrolem ou descolem no reservatório, que gira rapidamente, no movimento da centrífuga que lava e seca.

Outro conselho é usar um saco protetor ou uma fronha para colocar os tênis dentro. Em seguida, escolha um ciclo de lavagem delicado, de baixa rotação e sem centrifugação, reduzindo os riscos de deformação ao selecionar água morna. Nesse caso, priorize o sabão e deixe alvejantes de lado.

Materiais que não precisam ser lavados à mão

Alguns materiais são menos resistentes, e conforme mencionado, as especificações de fabricação determinam a limpeza do tênis. Dito isso, é imprescindível higienizar peças delicadas manualmente ou levá-las a uma lavanderia especializada.

Logo, o couro e camurça podem descascar e exigem um pano úmido e tratamentos pouco abrasivos. Em relação ao veludo e ao vinil, as máquinas acabam levando ao desbotamento contínuo, manchas e riscos permanentes.

Orientações para a limpeza e a secagem do tênis

Independentemente do método aplicado, é aconselhável mantê-los em um local arejado, à sombra e longe de fontes de calor. Lembre-se de não usar secador e substitua o vaporizador por papéis no interior dos calçados, na intenção de absorver a umidade.

Por último, não empilhe ou dobre o tênis, pois essa prática os deforma e confere um aspecto estético desagradável. Então, use suportes ou caixas bem ventiladas, a procura de decisões sustentáveis que aumentam a durabilidade das roupas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário