A primeira das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicada no último domingo (5), mas cerca de 4 mil pessoas foram eliminadas por motivos diversos. O índice de abstenção no primeiro dia chegou a 28,1%, um pouco abaixo do registrado no ano passado (28,3%).
Leia mais: Prova unificada: ‘Enem dos concursos’ terá mais de 6,5 mil vagas em 2024
No entanto, parte desses candidatos que não conseguiram comparecer ao local de prova poderão solicitar a reaplicação do exame na próxima semana. A requisição é feita no portal do participante, mas é necessário cumprir algumas regras.
Quem pode solicitar a reaplicação
A primeira exigência é fazer o pedido de reaplicação entre os dias 13 e 17 de novembro, na semana seguinte à aplicação da segunda prova. Somente candidatos que enfrentaram “problemas logísticos” ou contraíram alguma doença infectocontagiosa e foram impedidos de participar do primeiro ou do segundo dia têm esse direito.
O inscrito que pegou alguma doença infectocontagiosa deve registrar sua situação no Portal do Participante e anexar a documentação exigida em formato PDF, PNG ou JPG (máximo 2 MB).
O sistema exige uma série de informações, como nome completo, diagnóstico com descrição, código Classificação Internacional de Doenças (CID 10) e assinatura e identificação do profissional. Confira as 11 doenças aceitas como justificativa para ter faltado ao Enem:
- Covid-19;
- Influenza humana A e B;
- Coqueluche;
- Varíola;
- Difteria;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Doença invasiva por Haemophilus influenza;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela.
Enem 2023
No primeiro dia de Enem, os participantes realizaram uma prova de linguagens e outra de ciências humanas, cada uma com 45 questões objetivas, além de uma redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O prazo para realização do exame foi de 5h30min.
Já as provas de ciências da natureza e exatas estão marcadas para o próximo domingo (12). O gabarito oficial será divulgado no dia 24 de novembro, enquanto os resultados estão previstos para 16 de janeiro de 2024.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reaplicação das provas para os candidatos que tiverem o recurso aprovado ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.