Posso receber o Auxílio Gás? Veja o que é exigido para ser beneficiário

Benefício é pago a cada dois meses para os beneficiários incluídos na lista do Governo Federal. Confira quem tem direito ao pagamento!



O Auxílio Gás é um benefício social ofertado pelo Governo Federal, com o intuito de auxiliar as famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. Criado em 2021, o programa é destinado para as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. O repasse é feito a cada dois meses, levando em consideração a média do preço nacional do botijão de 13 kg de gás, feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Veja também: 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família têm dados atualizados; saiba o motivo

Para ter direito ao benefício, a família precisa estar inscrita no CadÚnico, destinado para pessoas que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Vale ressaltar que a renda total da família deve ser de até três salários mínimos. Dessa forma, o cadastramento poderá ser realizado diretamente no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em uma unidade do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou no posto de atendimento do CadÚnico mais próximo.

Contudo, a inscrição no CadÚnico não garante que a família irá receber o Auxílio Gás. A lista de beneficiados depende do orçamento disponível para o programa no mês, além do número de famílias atendidas no município e que estão em condições de vulnerabilidade. Para saber se a família foi contemplada, a consulta deverá ser realizada no aplicativo do Bolsa Família ou no telefone 111 da Caixa Econômica Federal.

Qual o valor do repasse do Auxílio Gás?

O valor pago pelo Governo Federal é referente à média do preço nacional do botijão de gás de 13 kg. Nos últimos meses, o valor repassado tem sido de R$ 100, com pagamento feito juntamente ao calendário do Bolsa Família. Em 2023, os repasses foram feitos nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto e outubro. O último pagamento do ano será em dezembro.

Ao todo, o benefício é pago atualmente para mais de 5,3 milhões de famílias. Os beneficiários contemplados pelo benefício são selecionados e incluídos a cada dois meses. A seleção é feita de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Por fim, o Auxílio Gás é pago em caráter de urgência para as mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob medidas protetivas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário