O azeite extravirgem é o tipo mais caro e valorizado por muitos consumidores. Ele tem algumas características sensoriais distintas e garante diversos benefícios para a saúde. Mas pode ser difícil saber se o produto que você comprou tem mesmo toda a pureza anunciada. Aprenda como identificar em casa se o azeite é de fato extravirgem.
Leia mais: Estes 5 detalhes farão você economizar na compra do azeite extra virgem
Em muitos casos, mesmo que no rótulo esteja indicado que o produto é “extravirgem”, muitos consumidores são enganados por produtos que não são autêntico e que nem sequer seguem os padrões de qualidade exigidos para esse tipo de produto. Por isso, vale muito a pena conhecer as dicas e as principais diferenças.
Extravirgem de verdade!
Para verificar isso em casa, você pode usar algumas percepções sensoriais para identificar essas características distintas, como sabor, picância e amargor. Falando assim, parece ser algo muito difícil e que exige conhecimentos extras. Mas, calma, não é bem assim. Algumas técnicas te ajudam nessa etapa e dão mais segurança na avaliação do azeite.
Se o produto que você comprou não possui essas características ou tem um sabor e aroma menos apurados, pode não ser um extravirgem de verdade.
No geral, alguns sinais de um verdadeiro azeite extravirgem incluem um sabor mais apurado, um grau de picância e amargor, e um aroma distintivo em comparação com azeites virgens tradicionais. Se você tiver outro azeite em casa, pode até comparar para ter ainda mais certeza.
Além disso, ao comprar o extravirgem, tenha atenção ao uso que você pretende dar ao produto. Isso porque nas preparações que exigem temperaturas muito altas, é melhor usar o azeite virgem em vez do extravirgem para evitar a formação de substâncias tóxicas no óleo. É um cuidado importante para aproveitar todos os benefícios do azeite.
Então, essas dicas podem te ajudar a encontrar a melhor marca e garantir os benefícios reais do azeite extravirgem, evitando produtos fraudulentos que infelizmente são tão comuns.