Uma técnica japonesa muito poderosa consiste em usar fertilizante de arroz nas orquídeas. É um truque adotado há bastante tempo e faz parte de uma forte tradição de cuidados com a jardinagem que funciona no Japão. Saiba como fazer.
Leia mais: Orquídea deu flor? 5 dicas para durarem mais e não murcharem rápido
O processo é simples e envolve a coleta da água rica em nutrientes resultante da lavagem do arroz, fermentando para criar um líquido rico em vitaminas e minerais. O fertilizante de arroz beneficia bastante as orquídeas, estimulando o crescimento das raízes, melhorando a floração e promovendo a saúde da planta.
Fertilizante de arroz
A água do arroz é um fertilizante natural rico em nutrientes essenciais para as orquídeas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Além disso, ela também contém vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento saudável das orquídeas.
A aplicação deve ser cuidadosa, diluindo o líquido fermentado em água. Apesar de ser um fertilizante natural e seguro para as orquídeas, é importante não exagerar na hora de usar a água, pois isso pode danificar as orquídeas.
Assim, a frequência de uso varia segundo a estação. Além dos benefícios para as plantas, a prática também contribui para a sustentabilidade, reduzindo a dependência de fertilizantes químicos e evitando o desperdício de arroz.
Para aproveitar essa técnica, a água do arroz pode ser usada como um fertilizante para orquídeas de duas maneiras:
1) Regue as orquídeas com água de arroz: dilua a água de arroz em água limpa na proporção de 1 para 10. Regue as orquídeas com a solução diluída uma vez por semana.
2) Pulverize as orquídeas com água de arroz: dilua a água de arroz em água limpa na proporção de 1 para 5. Pulverize as orquídeas com a solução diluída uma vez por semana.
O resultado dessa prática será incrível, com crescimento das orquídeas, fortalecimento da planta, assim como a ajuda na prevenção de doenças. O fertilizante natural também colabora com a melhora da floração. Essa opção que sobrevive ao tempo é muito eficaz e econômica.