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Seguro ‘pay per use’ é a maneira flexível de pagar mais barato pela apólice

Cobertura é ativada somente quando o carro sai da garagem, reduzindo o valor da apólice para quem não usa muito o veículo.



O mercado de seguros tem buscado formas de aumentar sua arrecadação e atender aos motoristas que procuram opções mais baratas de proteger seus veículos. Devido ao custo alto da apólice, cerca de 70% dos automóveis que circulam nas vias brasileiras não possuem cobertura de uma seguradora.

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Segundo agentes do setor, o alto valor do seguro, especialmente nos últimos anos, é o principal motivo para a baixa adesão. “Também tivemos um problema de falta de peças no mercado, que fez com que elas também ficassem mais caras. Isso gerou uma inflação na reparação dos veículos, pressionando o preço do seguro”, explica João Merlin, superintendente de Automóveis na Zurich.

A nova estratégia para atrair novos clientes é aproveitar a modernização da regulação do setor para criar apólices mais flexíveis e com custo mais baixo.

Seguro ‘pay per use’

Uma das novidades em fase de testes no mercado é o seguro “pay per use”, ou pagamento por uso, em livre tradução. Esse tipo de contrato prevê o acionamento do seguro somente quando o veículo sai da garagem, reduzindo os gastos para condutores que dirigem com menos frequência.

A modalidade pode promover uma redução de até 50% no preço da apólice, segundo a startup ThinkSeg, que oferece a modalidade no Brasil. A empresa calcula o preço mensal da cobrança usando uma tecnologia de telemetria, que verifica quando o carro está em movimento, incluindo detalhes como velocidade, aceleração e uso do celular.

Esse tipo de novidade só está disponível porque a Susep, órgão regulador do setor, autorizou a comercialização de seguros intermitentes em 2019. Em 2021, outra decisão da entidade flexibilizou as regras para permitir o seguro veicular por CPF e não somente por automóvel, entre outros pontos.

A Porto Seguros é uma das empresas que apostam em novos modelos de contrato. “Contemplamos em nosso portfólio produtos que podem se adaptar às necessidades de cada tipo de cliente, como o Azul por Assinatura, nosso seguro auto com assinatura mensal (em vez de anual), possibilitando autonomia para decidir por quanto tempo o cliente deseja ter seu contrato ativo. Além disso, temos o Seguro Proteção Combinada, que é um único contrato que atende o carro e a casa do segurado”, conta Rivaldo Leite, líder da companhia.




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