A taxa de desemprego no Brasil chegou a 7,8% no trimestre encerrado em agosto de 2023, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) elaborada pelo IBGE. Muitos desses trabalhadores apenas o ensino médio completo, escolaridade exigida em boa parte das seleções.
Leia mais: R$ 1.000 em um dia: motorista de Uber mostra como conseguiu essa renda
Embora a competição seja mais acirrada entre os profissionais de nível médio, as oportunidades também são maiores nessa faixa de escolaridade. Algumas profissões, inclusive, possuem vagas de emprego sobrando.
Se você é do tipo que deseja trabalhar e não se importa muito com a função a ser desempenhada, ingressar em uma dessas áreas pode ser uma boa estratégia para sair do desemprego. Essa é uma maneira de aproveitar o excesso de oferta existente em algumas áreas para ingressar no mercado de forma rápida.
Vagas de sobra
A alta demanda por trabalhadores é resultado da retomada de alguns setores econômicos, em especial após as restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Conheça 11 funções com vagas de sobra no mercado:
- Pizzaiolo
- Padeiro
- Cozinheiro
- Camareira
- Estoquista
- Ajudante Geral
- Garçom
- Atendente
- Instrumentador cirúrgico
- Técnico de Enfermagem
- Técnico de Radiologia
Emprego rápido
Enquanto alguns trabalhadores levam mais tempo até encontrar a oportunidade ideal, outros só querem ser contratados o quanto antes. No caso do segundo grupo, algumas estratégias podem auxiliar na busca por uma vaga de emprego, confira:
Estabeleça um objetivo: defina um objetivo antes de entregar currículos por aí. Determine o tipo de vaga que você procura, consulte as exigências e tendências de mercado e selecione as empresas onde gostaria de trabalhar.
Informe os contatos: diga a todos os contatos possíveis que você está procurando um emprego. Comente com os amigos e crie perfis em redes sociais, como o LinkedIn, para comunicar sua busca.
Peça indicações: uma das maneiras mais fáceis de conseguir um emprego é por indicação de algum funcionário. Converse com os contatos mais próximos e comente sobre a possibilidade de ser indicado para vagas que estejam abertas nas empresas onde eles trabalham.
Cadastre o currículo: além de pedir indicações, vale a pena cadastrar o currículo em plataformas de emprego. Mantenha as informações sempre atualizadas e não se esqueça de se candidatar àquelas que achar interessante.
Invista em você: cuide da sua aparência pessoal para se apresentar bem aos recrutadores. Aposte também em cursos, formações e treinamentos que contribuem para seu crescimento profissional.