Caso você receba nos próximos dias um e-mail do Google, fique alerta: a sua conta do gmail pode ser excluída. A empresa anunciou que excluirá milhões de contas no próximo mês como parte de uma atualização. Por isso, saiba como evitar que a sua conta esteja na lista.
Leia mais: Alerta do Google: remova estes 12 aplicativos populares de seu Android agora
Segundo o alerta feito pela empresa, a mudança afetará as contas pessoais do Google inativas por pelo menos dois anos, resultando na exclusão permanente de e-mails, documentos, planilhas, compromissos do calendário, fotos e vídeos.
Conta gmail excluída
Muitas pessoas que estão nessa situação já receberam o alerta e devem ficar atentas para não terem a conta gmail excluída. Caso contrário, podem perder tudo o que estiver registrado nela. A medida visa proteger usuários ativos contra ameaças de segurança, como scams de phishing.
As contas antigas e inativas representam um potencial risco de segurança, pois podem ser alvo de ataques de hackers, que podem explorar senhas comprometidas ou outros dados desatualizados para obter acesso não autorizado.
Ao excluir permanentemente contas inativas após dois anos, o Google visa consegue proteger os usuários contra ameaças de segurança, como o sequestro de contas.
Além disso, a exclusão ajuda a alinhar as práticas do Google com os padrões da indústria em relação à retenção e exclusão de contas e informações pessoais não utilizadas.
Diante do alerta feito àqueles com contas inativas, o Google aconselha que as pessoas realizem atividades, como enviar e-mails ou fazer pesquisas no Google, para evitar exclusões.
Essa é uma maneira de mostrar que a conta segue em uso e que, por isso, você não deseja que a exclusão aconteça. Mas existe um prazo para que isso seja feito. Caso contrário, o Google fará a exclusão permanente, que está programada para acontecer no mês de dezembro de 2023. Então, se você receber o alerta, não desconsidere e siga as instruções.