scorecardresearch ghost pixel



Na Google Play Store, 12 aplicativos infectados exibem anúncios perigosos

Aplicativos associados a malwares podem direcionar as vítimas a sites maliciosos e obter dados para inscrever os usuários em serviços premium.



Mais de dez aplicativos infectados com finalidade de reproduzir anúncios intrusivos ocultos foram removidos da Google Play Store. Segundo as informações, esses programas de adware foram detectados por pesquisadores de cibersegurança da empresa Doctor Web.

Leia mais: Alerta de golpe: governo denuncia fraudes sob o nome do Desenrola Brasil

De acordo com os detalhes, as propagandas podem rodar nos dispositivos mesmo com as telas desligadas, então geram preocupações, sobretudo, pelo consumo excessivo da bateria dos aparelhos. Esses aplicativos se disfarçam de jogos para enganar os usuários. Alguns deles fazem com que as vítimas acessem sites fraudulentos de investimentos ou têm acesso a dados importantes que são usados para inscrever as pessoas em serviços premium.

Aplicativos receberam mais de 2 milhões de instalações

O relatório divulgado pela companhia Doctor Web ressalta que dois milhões de downloads desses programas foram realizados diretamente na loja do Google. Os apps têm relação com famílias de malware. Entre os mencionados, estão o “FakeApp”, “Joker” e “HiddenAds”.

Neste último, foram detectados quatro apps associados que estavam se passando por aplicativos de jogos. São eles: Super Skibydi Killer, que recebeu 1 milhão de downloads; Agent Shooter e Rubber Punch 3D, cada um deles acumulou 500 mil downloads; além deles, havia o Rainbow Stretch, que foi baixado 50 mil vezes.

Os especialistas explicam que após instalados, os apps começam a operar as propagandas em segundo plano, por meio do navegador. Desse modo, os fraudadores obtêm sucesso ao gerar receita apenas com a reprodução dos anúncios. Outros programas, dessa vez associados com o “FakeApp”, são voltados para a ação de direcionar as vítimas aos sites falsos, alguns de cassino online, o que vai contra as normas do Google Play.

Assim, quem tiver instalado os apps: Eternal Maze; Jungle Jewels; Stellar Secrets; Fire Fruits; Cowboy’s Frontier e Enchanted Elixir, deve tomar cuidado. Já os programas pertencentes a família “Joker”, visam inscrever as vítimas em assinaturas premium de serviços. Para conseguir os dados, os golpistas acessam às mensagens de texto dos usuários, por exemplo. Os apps Love Emoji Messenger e Papel de Parede de Beleza HD estão infectados.

Apesar de já terem sido retirados da loja oficial do Google, conforme aponta o site Bleeping Computer, os usuários precisam buscar formas de se proteger, já que os códigos podem continuar operando. A recomendação é buscar por um antivírus confiável para realizar uma varredura, além disso, as pessoas devem usar o Play Protect, do Google, que alerta aos consumidores sobre os aplicativos maliciosos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário