Vale a pena comprar um ar-condicionado portátil? Veja os prós e contras

Veja se está é ou não uma opção viável para fugir do calor.



Não se fala em outra coisa: o calor. Temperaturas estão batendo mais de 40ºC em várias partes do Brasil e todos estão procurando formas – convencionais ou não – para se refrescar. Dentre elas, tem crescido a busca por modelos de ar-condicionado portátil.

Leia mais: Vem chuva aí? Frente fria deve chegar e amenizar calorão; veja quando

Pessoas que não podem (ou não têm dinheiro para) ter um ar-condicionado tradicional em casa buscam por esta opção portátil. Afinal, pode ser mais prático e ainda têm o “plus” de poder ser usado em praticamente qualquer lugar.

Mas será que compensa? Veja alguns prós e contras deste eletrodoméstico e, no final, faça sua escolha.

Ar-condicionado portátil: compensa ou não compensa?

  • Benefícios

O primeiro pró de um ar-condicionado portátil é seu preço, que é bem menor que o de um convencional. Há produtos de várias faixas de preço no mercado, cujo valor inicial é, em média, R$ 800. Para comparação, o “de janela” custa a partir de R$ 1.300.

Além disso, há, claro, a portabilidade. Você pode levar seu ar-condicionado portátil para todos os cômodos da casa, se assim desejar. Pode colocá-lo na sala para ver um filme e levá-lo para o quarto para dormir com ar geladinho.

E, por fim, não precisa quebrar nada para instalar um destes na sua casa. E nem precisa contratar um especialista para isso.

  • Defeitos

Como você já pode ter imaginado, a potência do ar-condicionado portátil não é lá essas coisas. Ele tem uma capacidade de resfriamento um pouco limitada, se comparada com a de um aparelho convencional. Ou seja, ele não garante muita eficácia em locais muito grandes ou em climas muito quentes.

Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, ele não é mais econômico. Na verdade, eles acabam consumindo mais energia elétrica, já que precisam ficar ligados por mais tempo para resfriar mais o local. E, dependendo da temperatura do ambiente, ele pode se forçar mais para funcionar.

Por fim, ele é mais barulhento. Isso pode incomodar para assistir seu filme na sala ou trabalhar. Mas, se você não se incomoda, pode não ver isto como um grande defeito do produto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário