scorecardresearch ghost pixel



Alerta de insônia: por que dormir com o celular arruína o seu sono?

Deitamos com ele, despertamos com ele e, para muitos, o simples ato de adormecer sem o dispositivo ao alcance da mão soa quase impensável.



Na era da conectividade, onde as notificações não param e as redes sociais nos mantêm constantemente atualizados sobre tudo no mundo, é comum termos os nossos smartphones como fiéis companheiros… até mesmo de sono.

Leia mais: Por que você capota no sofá, mas na cama o sono some? Há um vilão por trás

Deitamos com eles, despertamos com eles e, para muitos, o simples ato de adormecer sem o dispositivo ao alcance da mão soa quase impensável. Por trás dessa comodidade moderna, escondem-se os impactos não tão benéficos à nossa saúde. Então, por que é uma má ideia dormir com o telefone por perto? Vamos descobrir!

Luz que prejudica o sono

Um dos principais inimigos de uma boa noite de sono é a exposição à luz emitida por dispositivos eletrônicos. De acordo com pesquisas, a luz azul dos smartphones interfere na produção de melatonina, o hormônio que regula nosso sono. Resultado? Um adormecer mais demorado e um descanso fragmentado.

Imagine, então, checar as suas redes sociais ou responder às mensagens pouco antes de fechar os olhos. O cérebro recebe sinais conflitantes e acaba tendo dificuldade em entender que é hora de uma pausa.

  • Impacto na saúde

Dormir com o celular não afeta apenas a qualidade do sono mas também traz riscos à saúde.

Inclusive, diversos estudos têm associado o uso excessivo de smartphones à noite com problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo à obesidade. A ligação é clara: um sono ruim pode levar a uma série de complicações; algumas bem graves.

  • O vício disfarçado

Se você acha que a sua ligação com o celular é apenas uma questão de hábito, pense novamente.

O uso constante de smartphones provoca uma resposta gratificante no nosso cérebro, semelhante à causada por algumas substâncias viciantes, ou seja, aquele impulso de checar o celular antes de dormir, no meio da noite ou assim que acorda pode ser um sinal de dependência.

Diga ‘boa noite’ ao seu celular

Sabendo de todos esses riscos, que tal reavaliar os seus hábitos? Deixe o celular fora do quarto, use um despertador tradicional e dedique o momento antes de dormir para relaxar sem distrações digitais. Ler um livro, meditar ou simplesmente desfrutar do silêncio pode ser mais benéfico do que um último post no feed do Instagram.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário