Vem chuva aí? Frente fria deve chegar e amenizar calorão; veja quando

Devido à nova onda de calor, diversas regiões do Brasil atingiram temperaturas recordes nesta semana. Porém, situação pode mudar.



A nova onda de calor foi a responsável por fazer com que diversos estados atingissem temperaturas recordes no início desta semana. No município de Porto Murtinho (MS), os termômetros chegaram a marcar 43 °C, com a temperatura do solo atingindo os 55 °C. O calor intenso e a falta de chuva estão sendo os responsáveis por aumentar o número de incêndios no Pantanal, que já está três vezes maior do que o mesmo período do ano em 2022.

Veja também: Qual é a melhor escolha no calor: ventilador ou climatizador?

Segundo a previsão do tempo, o fenômeno se estende por toda a semana, sendo amenizado no Sudeste e no Centro-Oeste somente a partir de sábado (18), devido à chegada de uma nova frente fria. Na região Sul, a frente fria já está em atuação desde terça-feira (14), causando chuvas fortes.

Os precipitados podem chegar a 300 milímetros, com rajadas de ventos acima de 60 km/h. “Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra”, alerta o meteorologista Arthur Müller.

Previsão do tempo para esta quinta-feira (16)

Com a chegada de uma nova frente fria, a previsão indica chances de pancadas isoladas na divisa entre São Paulo e no Paraná. O mesmo deve ocorrer na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Para as demais áreas da região, o tempo permanece seco e com altas temperaturas.

Na região Sul, a frente fria causa pancadas de chuva e temporais em diversos pontos. Assim, o risco de transtornos devidos a ventos, granizo e raios é elevado, exigindo atenção dos moradores dos estados. Na região que faz fronteira com o Uruguai, uma massa de ar seco faz com que o tempo permaneça firme.

Tempo instável também em partes do Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, há chances de temporais com ventos, raios e queda de granizo. Nas demais áreas da região, o tempo terá baixa umidade e altas temperaturas, conforme anunciado pelo alerta de “grande perigo” do Inmet.

No Nordeste, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em toda a região. Além disso, o céu não conta com a presença de nuvens, o que deixa o dia ensolarado e muito quente. Por fim, a região Norte terá pancadas rápidas no Acre, Amazonas e Rondônia. Nas demais áreas da região, o tempo permanece seco e quente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário