scorecardresearch ghost pixel



5 moedas raras que podem valer uma verdadeira fortuna; veja lista

Essas cinco moedas são consideradas as mais raras do país, valendo uma verdadeira fortuna entre os colecionadores.



Muita gente não sabe, mas há uma grande comunidade no Brasil apaixonada por coleção de moedas. Os numismatas buscam por modelos raros que já foram fabricados pela Casa da Moeda, estando dispostos a pagar valores consideráveis para incluir um novo modelo em suas coleções. Assim, alguns exemplares raros antigos chamam atenção não apenas por sua raridade, mas também pelo seu alto valor de venda.

Leia mais: Não é só ser antiga: por que uma moeda fica rara e passa dos R$ 10 mil?

Os itens podem ser considerados valiosos por alguns motivos, como a quantidade de unidades fabricadas, a condição de conservação e se a moeda faz parte de alguma coleção comemorativa ou não. Dessa forma, quanto menor a produção, mais conservada e com menos unidades disponíveis no mercado, maior será o valor da moeda.

Existem algumas moedas que chegam a valer muito mais do que o seu valor cunhado, seja pela história que carrega ou por sua raridade. Assim, os colecionadores podem chegar a desembolsar altas quantias para adicionar um modelo raro em sua coleção.

As cinco moedas mais raras do Brasil

Mesmo com diversos modelos sendo negociados pelos colecionadores, existem cinco moedas que são consideradas as mais raras em todo o país. Seja por seu ano de produção ou por marcar uma época da economia brasileira, os modelos acabaram valendo uma verdadeira fortuna.

Réis de D. João VI (1808-1821)

Essas moedas são parte da economia da época em que a corte portuguesa estava no Brasil. Por ser um item extremamente raro de se encontrar, o valor das peças pode surpreender a todos. Caso estejam em bom estado de conversação, essas moedas se tornam ainda mais valiosas.

Moedas de ouro do Império (1822-1889)

Pertencentes ao período imperial brasileiro, as moedas de outro possui um valor significativo no mercado numismata. Alguns dos modelos procurados são as de 10 mil-réis e as de 20 mil-réis.

Moedas da República Velha (1889-1930)

Algumas moedas desse período, principalmente as que possuem erros de cunhagem ou as com menor número de tiragem, são bastante procuradas por colecionadores.

Cruzeiro (1942-1967)

Por marcarem um período da economia brasileira, as moedas de Cruzeiro são valiosas, principalmente as de prata e as que possuem algum fator distintivo.

Cruzados (1986-1989)

Utilizada durante a transição entre o Cruzeiro e o Real, o Cruzado possui um valor especial para os colecionadores. Quanto maior o grau de conservação do exemplar, maior será o preço de venda do modelo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário