Pessoas infelizes, muitas vezes, desenvolvem alguns hábitos nada saudáveis. Este comportamento prejudica sua vivência com os pares e impedem o seu crescimento em todas as áreas da vida, principalmente na pessoal e na profissional.
Leia mais: Aprenda os hábitos ricos que vão te levar à prosperidade
A psicologia chegou ao denominador de que há alguns hábitos em comum entre estas pessoas. Veja alguns deles e como superar cada um.
9 hábitos muito comuns para pessoas infelizes
1. Só sabem reclamar
Reclamar é bom em alguns momentos do dia, até mesmo para tirar um pouco do peso dos ombros. Mas quem reclama demais e não age para resolver os próprios problemas não vai para frente. Se quiser reclamar, faça, porém, também resolva seus pepinos.
2. Busca pela perfeição
Muitas pessoas ficam infelizes porque buscam uma perfeição que, na vida real, sequer existe. O primeiro passo para superar este hábito é aceitar que nada, nem ninguém (nem mesmo Beyoncé!) é perfeito. Busque ser bom no que faz, estabelecendo prazos e metas realistas.
3. Escutar pensamentos negativos
Todo mundo tem aquela vozinha no fundo da cabeça que fala as piores coisas do mundo. Ela só existe para nos confundir. Não a ouça, atenha-se aos fatos, ao que é palpável.
4. Não vivem o presente
O passado já foi e o futuro é imprevisível. Então, você deve focar no presente. Concentre-se no aqui e no agora. É neste período de tempo que você pode fazer algo para mudar sua vida.
5. Se comparam com todos ao redor
Pessoas infelizes acham que são piores que os outros. Este é um grande erro. Todo mundo tem sua própria jornada, suas qualidades e seus defeitos. Não há como comparar-se com ninguém.
6. Se apegam em detalhes negativos
Muitas vezes, estas pessoas veem um pequeno defeito e não observam que o todo tem sua beleza. Que tal começar a ver o copo meio cheio, hein?
7. Limitam sua visão de mundo
Você já parou para pensar em como somos minúsculos em comparação com todo o universo? Há muita coisa para explorar, muita gente diferente para conhecer e novas experiências para viver. Desprenda-se do seu mundinho!
8. Complicam tudo
Já dizia Avril Lavigne, “por que você tem que deixar as coisas tão complicadas”? Muitas vezes, pessoas infelizes se enrolam demais em seus próprios problemas e acabam levando pobres inocentes consigo. Para resolver, desapegue do supérfluo, seja mais direto. Lembre-se de que o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha reta.
9. Adiam tarefas importantes
Adiar uma tarefa não vai deixá-la mais simples. Pelo contrário, vai te demandar mais tempo e mais energia no futuro. Programe-se e enfrente os desafios que estão à sua frente.