O WhatsApp irá parar de funcionar em alguns celulares Android e iOS nesta última semana do ano. Ao que tudo indica, a medida anunciada pela Meta acontecerá no domingo (31), porém não houve confirmação sobre a data. Em geral, os aparelhos antigos e com softwares desatualizados não conseguem garantir o funcionamento completo do mensageiro, atrapalhando na experiência do usuário.
Leia também: Descomplicado! Aprenda a usar 2 contas de WhatsApp Business no mesmo telefone
Além disso, fica comprometido também a segurança dos usuários, visto que os recursos mais novos são importantes para evitar a atuação de criminosos virtuais. Dessa forma, o WhatsApp informa os usuários quando deixará de ofertar suporte para determinado aparelho. Uma notificação será enviada no aplicativo, além de exibir lembretes sobre a necessidade de atualização do sistema.
A revisão de quais sistemas operacionais são compatíveis com o aplicativo é feito anualmente pela Meta. Com isso, diversos aparelhos perdem o acesso completo ao WhatsApp, além de ter o uso do aplicativo comprometido. Para voltar a utilizar o mensageiro, é necessário que o usuário adquira um novo smartphone que garanta o suporte necessário.
Quais celulares irão perder o WhatsApp?
Segundo o anúncio feito pela Meta, os seguintes aparelhos Samsung Galaxy deixarão de contar com o WhatsApp:
- Ace 2;
- Core;
- S2;
- S3 Mini;
- Trend II Duos;
- Trend Lite;
- XCover 2.
No entanto, qualquer aparelho que não esteja na lista e que possua sistema operacional inferior ao Android 5.0 também perderá o acesso ao aplicativo. No caso do iPhone, o mensageiro não funcionará corretamente nos aparelhos que possuem sistemas inferiores ao iOS 12. Nesses casos, os usuários deverão encontrar outro mensageiro para utilizar, como o Telegram, ou adquirir um novo aparelho.
Por fim, outra informação divulgada pelo WhatsApp é de que ele só funcionará caso o celular esteja habilitado para receber SMS ou chamadas durante o processo de confirmação. Assim, fica proibido a criação de uma nova conta utilizando celulares que estejam funcionando somente pelo WiFi, sem acesso aos serviços das operadoras.