scorecardresearch ghost pixel



Alerta! MEIs podem perder o Simples Nacional em 1º de janeiro; veja quem

Os MEIs que não regularizarem a situação de seus CNPJs até o dia 1º de janeiro poderão ser excluídos do Simples Nacional.



Os Microempreendedores Individuais (MEIs) com débitos em aberto possuem até o dia 1º de janeiro de 2024 para regularizar suas pendências com a Receita Federal e evitar a exclusão do Simples Nacional. O acesso aos documentos para quitação das dívidas pode ser realizado em 3 sites: O portal do Simples Nacional, Portal e-CAC ou o site da Receita Federal.

Leia também: É microempreendedor? Beyoncé pode investir no seu negócio! Saiba como

Para aqueles que forem pelo site do Fisco, será preciso ter uma conta na plataforma nível prata ou nível ouro no Gov.br. As dívidas poderão ser pagas à vista ou parceladas, com o 1º pagamento sendo realizado em até 30 dias após o recebimento do Termo de Exclusão.

Segundo dados divulgados em setembro pela Receita Federal, são 394 mil microempreendedores individuais com regularização pendente no sistema. Ao todo, os débitos somam cerca de R$ 2,25 bilhões.

Não regularização de situação pode trazer consequências

O MEI que não regularizar sua situação com a Receita Federal até o dia 1º de janeiro será excluído do Simples Nacional. Com isso, ele poderá ter o seu CNPJ cancelado, além de não conseguir realizar uma série de tarefas necessárias para o funcionamento da empresa. Dentre as consequências da situação, o MEI fica impedido de emitir notas fiscais e licenças.

Os alvarás disponibilizados para o CNPJ também serão cancelados. Já em relação às dívidas, elas passarão para o CPF do empresário responsável pelo CNPJ, ficando com o nome sujo. Dessa forma, a consulta das dívidas em aberto com a Receita Federal e a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) podem ser realizadas das seguintes formas:

  • Aplicativo MEI, disponível para Android e iOS;
  • PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI), sistema eletrônico para declaração de impostos dos microempreendedores. Será preciso clicar na opção “Consulta Extrato/Pendências”.

Nas plataformas, também será possível emitir os documentos para realizar a quitação dos débitos na própria declaração do DASN-Simei.




Voltar ao topo

Deixe um comentário