Um grande apagão atingiu a cidade de São Paulo no início de novembro, deixando parte da maior cidade do país sem energia elétrica por 48 horas. Devido a isso, a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na cidade, anunciou a isenção de contas de luz por 3 meses para seus clientes.
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No entanto, a isenção anunciada irá atingir somente parte dos clientes atendidos pela distribuidora. Segundo a Enel, o benefício será ofertado principalmente para as pessoas de baixa renda cadastradas na tarifa social. Além disso, a isenção será ofertada também para os moradores que dependem dos equipamentos elétricos para sobreviver.
Dessa forma, o benefício já passa a valer para as contas do mês de dezembro, conforme anunciado pela Enel. Serão beneficiados somente os clientes que já estavam cadastrados nessas categorias antes da tempestade e ventos que prejudicaram a distribuição de energia no dia 3 de novembro.
Isenção da conta de energia por 3 meses
Em um comunicado divulgado, a Enel afirmou que a medida demonstra a “sensibilidade e o compromisso social da empresa” e a valorização do relacionamento responsável que possui com as comunidades que atende, principalmente dos consumidores em situações mais vulneráveis. Ademais, a Enel afirmou ainda que a energia é “um insumo essencial à sociedade”.
Contudo, o benefício irá funcionar de forma diferente para os consumidores que possuem contas em atraso com a Enel. Nesse caso, a distribuidora irá anular até três contas atrasadas, funcionando como uma substituição à isenção das cobranças futuras.
Já em relação aos consumidores que foram afetados pela tempestade no início de novembro, a Enel afirmou que também se solidariza com os danos causados. Porém, a companhia não anunciou nenhuma iniciativa para auxiliar esses moradores. Ao todo, a tempestade afetou cerca de 2,1 milhões de clientes em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.