scorecardresearch ghost pixel



Bancos liberam Pix com cartão de crédito e parcelamento em até 12 vezes

Bancos oferecem a possibilidade de fazer um Pix usando o limite do cartão de crédito. Entenda como funciona.



Lançado em 2020, o Pix completou três anos de funcionamento como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Além da modalidade tradicional de transferências instantâneas em qualquer dia da semana, o Banco Central (BC) avalia e cria novas opções de uso da ferramenta.

Leia mais: Clientes reclamam que o Nubank está bloqueando saldo e cancelando contas

A autarquia chegou a revelar que tem planos de lançar o Pix no crédito, funcionalidade que já está disponível em alguns bancos do país. Enquanto a regulamentação não acontece, as instituições continuam operando a modalidade com regras próprias.

Pix com cartão de crédito

O produto funciona como uma compra no cartão de crédito, mas não é gratuito como as demais transferências. O cliente realiza o pagamento via Pix para uma pessoa jurídica ou física e, em vez do valor ser debitado de sua conta, ele aparece na fatura do cartão.

Algumas empresas oferecem a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes com juros e taxas que variam de acordo com o banco escolhido. O destinatário recebe o valor completo na hora e quem sabe a diferença é apenas o pagador.

Embora muitas instituições financeiras ofereçam o Pix no crédito, ele ainda não é um produto regulamentado pelo Banco Central. Por isso, é preciso ficar atento às cobranças envolvidas para não acabar se endividando.

Bancos que oferecem a modalidade

Muitos bancos e carteiras digitais já trabalham com essa opção, como RecargaPlay, Digio, PicPay e Nubank. O RecargaPlay tem a menor taxa de juros do mercado, de 3,49% sobre o valor da transferência, além de parcelamento em até 12 meses.

A taxa do Digio varia entre 3,99% a 9,99% ao mês, a maior do mercado, e o cliente pode usar até 40% do limite do seu cartão. O PicPay cobra taxa de 5,99% ao mês, enquanto o Nubank tem taxa de 3,99% ao mês mais IOF.

O Banco do Brasil não tem previsão de lançamento da modalidade, mas oferece uma opção que permite ao cliente parcelar a transferência por meio de empréstimo pessoal, o BB Parcela Pix. De forma mais restrita, o Itaú Unibanco disponibiliza a modalidade apenas em estabelecimentos parceiros.

Os bancos Santander e Caixa Econômica Federal não oferecem o produto e o BV desabilitou a função por tempo indeterminado. Já o PagBank está em fase de testes do Pix com cartão de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário