Mesmo com uma nova onda de calor atuando sobre o país, as chuvas persistem em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devido à chegada de uma frente fria na região Sul. Com isso, são esperados temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo. No entanto, os volumes mais elevados de chuva acontecerão somente no extremo sul do estado.
Veja também: Nova onda de calor! 4 dicas para o ar-condicionado não detonar sua conta de luz
Em contrapartida, o tempo firme predomina na região Sudeste, com altas temperaturas esperadas para esta sexta-feira (15). Devido à nova onda de calor, elas podem se aproximar dos 40ºC em diversas cidades no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro e no norte de Minas Gerais.
Mesma condição é esperada no Centro-Oeste, onde o tempo ficará firme em grande parte da região. A previsão é de sol e altas temperaturas, principalmente no Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. No Mato Grosso, são esperadas chuvas, porém sem acumulados expressivos.
Altas temperaturas também no Norte e no Nordeste
No nordeste, o tempo seco e quente predomina em quase toda a região, com exceção do oeste do Maranhão e da faixa leste da Bahia ao Rio Grande do Norte. Nesses locais, há uma chance de chuvas isoladas e baixos volumes.
Já no Norte, as pancadas de chuva irão se espalhar por grande parte da região. As instabilidades tropicais poderão causar chuvas mais volumosas no Amazonas, sudoeste do Pará e no Acre. No Tocantins, o tempo seco e quente predomina em todo o estado.
Neste final de semana, o tempo começa a abrir e dar espaço para maiores períodos de sol. Consequentemente, as temperaturas também aumentarão. Por outro lado, o deslocamento da frente fria a partir de segunda (18) fará com que as temperaturas diminuam consideravelmente. A condição é esperada principalmente na região Sul, gerando um clima mais fresco e ameno.