scorecardresearch ghost pixel



Nova onda de calor! 4 dicas para o ar-condicionado não detonar sua conta de luz

Uma nova onda de calor chega ao país nesta quinta (14), aumentando o uso do ar-condicionado. Veja como evitar surpresas na conta de energia!



Uma nova onda de calor chega ao Brasil nesta quinta-feira (14) e promete deixar as temperaturas acima dos 40 °C. Com isso, o uso do ar-condicionado aumenta consideravelmente na busca de refrescar os ambientes. No entanto, é de extrema importância que os usuários adotem boas práticas na hora de ligar o aparelho para não serem surpreendidos com grandes aumentos na conta de energia.

Leia também: Mais de 40ºC: ALERTA amarelo para a nova onda de calor em 15 estados

Dentre as medidas mais recomendadas, está escolher por um aparelho mais moderno e considerar o uso de ventiladores simultaneamente para diminuir os custos nas contas de luz. Os aparelhos mais recentes contam com tecnologias mais avançadas, como os compressores inverter, que ajustam a velocidade do compressor do ar-condicionado conforme a necessidade de resfriamento do ambiente.

4 dicas para economizar com o ar-condicionado

1. Uso de ventiladores

Usar os ventiladores em conjunto com o ar-condicionado pode ser uma saída para diminuir o gasto. Os ventiladores auxiliam na distribuição do ar fresco pelo ambiente, permitindo que o ar-condicionado trabalhe de forma mais eficiente ao espalhar o ar resfriado por todo local. Assim, o consumidor poderá ajustar o termostato do aparelho para funcionar por menos tempo ou em uma potência menor, visto que o ventilador irá auxiliar na circulação do ar.

2. Ajuste o termostato

Ao programar o termostato do ar-condicionado, os consumidores podem ter uma grande economia de energia. Assim, ajustando a temperatura conforme a rotina diária, como aumentar quanto estiver fora de casa ou durante a noite, evita que o aparelho resfrie o ambiente desnecessariamente. Além disso, outra dica é programar o aparelho para aumentar a temperatura do ambiente durante a madrugada, visto que nossa temperatura corporal diminui durante o sono.

3. Evitar aparelhos que produzam calor

Ao evitar aparelhos que aqueçam, o ar-condicionado pode gastar menos energia, visto que reduzirá a carga térmica no ambiente. Na hora de escolher a potência do ar-condicionado ideal para sua casa ou comércio, recomenda-se um adicional de 600 BTUs para cada equipamento gerador de calor que esteja no local. Assim, é recomendado o desligamento de dispositivos eletrônicos, como televisões, quando não estiverem sendo utilizados.

4. Manutenção do ar-condicionado em dia

Manter a manutenção do aparelho em dia é fundamental para garantir sua eficiência e diminuir o consumo de energia. A recomendação é de que o filtro do ar-condicionado seja limpo pelo menos uma vez por semana. Esse período pode ser menor caso o morador tenha animais que soltem pelos, como cachorros e gatos. Com o filtro sujo, a passagem do ar fica obstruída, fazendo com que o aparelho gaste mais energia para resfriar o ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário