Dezembro se iniciou com tempestades em grande parte do centro-sul brasileiro. No primeiro final de semana do último mês do ano, diversos transtornos já foram registrados na região Sul do país, com relato de um tornado no interior do Paraná. Na cidade de São José da Boa Vista, norte do Paraná, um forte temporal com ventos de até 150 km/h deixou cerca de 15 mil famílias sem energia elétrica.
Veja também: Enel irá isentar contas de energia de clientes por 3 meses; veja quem pode
A previsão do tempo indica pancadas de chuva no início desta semana, devido aos resquícios de uma frente fria que atua sob o país. A expectativa é de que sistema avance nas próximas horas, porém, devido a uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, essa movimentação poderá ser retardada nos próximos dias.
Além disso, a região Sul está sob alerta para transtornos devido às chuvas intensas. A previsão indica que temporais com rajadas de vento de até 70 km/h podem acontecer nos próximos dias, deixando o solo com nível de umidade acima dos 80%. Com isso, aumenta o risco de deslizamentos de terra e alagamentos.
Chuvas chegam ao Sudeste nesta semana
O Sudeste registrou chuvas irregulares nos últimos dias, além do aumento considerável nas temperaturas. Até o meio da semana, a previsão indica que o Sudeste sofrerá com os efeitos da combinação entre calor e umidade devido a pré-frontal. Ademais, pequenas áreas de baixa pressão atmosférica serão formadas, criando núcleos de chuva mais intensos previstos para esta terça (5) e quarta (6).
Essa área de baixa pressão deixa o estado de São Paulo e Minas Gerais sob alerta de temporais com volumes acima dos 20 milímetros. Em São Paulo, as tempestades irão atingir desde o oeste paulista até o litoral. Já em Minas Gerais, as áreas mais afetadas serão o sul e o triângulo mineiro.
Por fim, uma frente fria associada a um ciclone irá avançar pelo Sul do país, chegando ao Sudeste na quinta-feira (7). Com isso, há previsão para chuvas fortes e volumosas em São Paulo, principalmente nas regiões costeiras. Alerta também para o Rio de Janeiro na sexta-feira (8), com potencial de transtornos devido à chuva de mais de 100 milímetros em poucas horas.