O arroz branco é um alimento rico em carboidratos, sendo uma das principais fontes de energia para o corpo. Apesar disso, o alimento é rico em calorias que podem levar ao excesso de peso, motivo pelo qual muitos brasileiros eliminam o arroz das refeições. Mas, existe um segredo dos nutricionistas para comer arroz branco sem engordar!
Leia mais: Superalimento: ESTE tempero ajuda a perder peso e melhorar a saúde
São várias as estratégias para incluir o arroz branco na dieta sem prejudicar os resultados esperados pelos pacientes. É por essa razão que mesmo as pessoas que estão em fase de perda de peso conseguem incluir o alimento nas refeições sem que isso seja um problema para a meta de perda de peso.
Truque para comer arroz branco sem engordar
Muitos estudos são seguidos pelos nutricionistas para facilitar as dietas dos pacientes, de forma a tornar o processo uma constante, sem interrupções que podem colocar todo o plano a perder.
Por isso, hoje em dia se sabe que – em grande parte dos casos – é, sim, possível comer arroz branco e ainda assim emagrecer. Segundo a nutricionista Patrícia Davidson, em entrevista ao TudoGostoso, os pacientes podem fazer uso do arroz branco, sem prejudicar o processo de emagrecimento.
Ainda de acordo com a nutricionista, a técnica envolve refrigerar o arroz preparado por algumas horas, permitindo a formação de um tipo de amido que não é completamente absorvido, controlando a produção de insulina e auxiliando no controle de peso.
É claro que muitas pessoas dão preferência para o alimento fresco, mas ainda assim é possível matar o desejo de consumir o alimento sem comprometer a dieta.
Mas lembre-se também que o arroz branco não engorda se for consumido em quantidades adequadas e como parte de uma dieta equilibrada. Por exemplo, se você consumir uma porção de arroz branco por dia, com uma variedade de outros alimentos saudáveis, a chance de ganho de peso é bem pequena.
Tente manter uma média de uma porção de 100 gramas de arroz branco cozido por refeição, por exemplo, para não extrapolar no consumo. Além disso, inclua também o feijão e outros alimentos saudáveis para equilibrar as calorias da refeição.