Um dos costumes brasileiros no Natal é uma ceia farta, que geralmente deixa muitas sobras. Aves natalinas, carnes de porco, maionese, farofa e salpicão costumam fazer parte do cardápio e são raramente consumidos por completo no dia 24 de dezembro. Mas será que é saudável comer as sobras da ceia por vários dias?
Leia também: Comeu muito na ceia de Natal? Este chá poderoso ajuda a desinchar
Segundo a nutricionista Natalia Barros, em entrevista ao portal R7, não há problemas em consumir as sobras dos jantares de Natal ou Ano Novo. No entanto, o consumo só é seguro caso os alimentos tenham sido armazenados e refrigerados da forma correta. Caso contrário, os pratos podem ser contaminados por bactérias.
Dessa forma, o recomendado é que as sobras sejam consumidas dentro de três a quatro dias, caso sejam armazenadas na geladeira. Para aqueles que preferem congelar o que restou dos pratos de Natal, o consumo deverá ser realizado em até três meses. No caso de alimentos que possuem ovos ou leite, a validade é menor.
Quais alimentos podem ser consumidos posteriormente com segurança?
Conforme explica especialistas, os alimentos como frutas frescas, saladas e vegetais cozidos, tendem a manter a qualidade e segurança após o preparo. Assim, os alimentos devem ser conservados da seguinte maneira:
- Frutas frescas: desde que não cortados, podem ser armazenados em recipientes ou sacos próprios para alimentos na geladeira por alguns dias;
- Vegetais cozidos: devem ser armazenados em recipientes herméticos na geladeira e consumidos em até 4 dias;
- Carnes bem cozidas: o peru, por exemplo, pode ser consumido com segurança em até 4 dias na geladeira;
- Grãos: arroz, quinoa, lentilha e outros grãos devem ser refrigerados em recipientes herméticos e consumidos em até 4 dias;
- Sobremesas refrigeradas: os doces à base de frutas ou tortas refrigeradas devem ser armazenados na geladeira e consumidos em poucos dias após a ceia.
Alimentos que devem ser evitados
No entanto, existem alguns alimentos que devem ser evitados na hora de reaproveitar a ceia. Isso porque eles possuem alta perecidade e podem causar infecções alimentares. São eles:
- Molho à base de ovos crus;
- Alimentos perecíveis que ficaram mais de 2 horas fora da geladeira;
- Sobremesas lácteas;
- Carnes malpassadas ou cruas;
- Frutos-do-mar;
- Alimentos que estavam no limite do prazo de validade.