As famílias de baixa renda brasileiras podem contar com uma série de benefícios sociais do governo federal para ter uma vida mais digna na sociedade. Um dos principais programas é o Auxílio Gás, destinado a auxiliar os cidadãos na compra do botijão de gás de cozinha.
Leia mais: 13º salário do Bolsa Família: pagamento extra acontecerá em 2023?
Em meio ao período de forte aumento nos preços dos combustíveis, receber uma ajuda financeira para comprar o produto necessário para cozinhar seus alimentos faz muita diferença na vida das pessoas vulneráveis. Se você ainda não sabe como participar do programa, confira todas as informações a seguir.
Auxílio Gás: valores e calendário
Cerca de 5,5 milhões de brasileiros são beneficiados pelo chamado vale-gás, que tem um novo depósito a cada dois meses. Quando foi criado, o programa distribuía 50% do valor médio do botijão de 13 quilos, mas agora as famílias recebem 100% do valor.
A apuração de preços é feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em outubro, quando foi realizado o pagamento mais recente, cada beneficiário recebeu R$ 106.
Os repasses são realizados nas mesmas datas do Bolsa Família, considerando o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos aprovados. Confira o próximo calendário:
- NIS final 1: 11 de dezembro;
- NIS final 2: 12 de dezembro;
- NIS final 3: 13 de dezembro;
- NIS final 4: 14 de dezembro;
- NIS final 5: 15 de dezembro;
- NIS final 6: 18 de dezembro;
- NIS final 7: 19 de dezembro;
- NIS final 8: 20 de dezembro;
- NIS final 9: 21 de dezembro;
- NIS final 0: 22 de dezembro.
Como receber o vale-gás
Para participar do programa, é necessário ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660). O vale-gás também é pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O responsável pela família que deseja se inscrever no CadÚnico para pleitear esse e outros benefícios sociais deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. A seleção dos aprovados é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A consulta de informações sobre o Auxílio Gás está disponível no aplicativo Bolsa Família, app Caixa Tem e telefone da Central de Atendimento Caixa, no número 111.