scorecardresearch ghost pixel



Compre uma mudinha o quanto antes! 5 plantas medicinais que não podem faltar em casa

Você pode e deve ter algumas plantas medicinais por perto, pois elas podem te ajudar a resolver diversos problemas de saúde.



As plantas medicinais têm propriedades terapêuticas que podem ser usadas de diferentes maneiras, para prevenir, curar ou tratar diversas doenças. Existem algumas delas que todas as pessoas deveriam ter em casa pela quantidade de benefícios garantidos. Veja quais são as principais plantas medicinais para ter por perto.

Leia mais: 2 plantas em casa e diga adeus às pulgas e carrapatos no quintal

Essas plantas são usadas há milhares de anos pela humanidade, com conhecimentos passados de geração por geração, demonstrando a riqueza desse conhecimento popular que sobrevive ao passar do tempo. Ainda hoje, mesmo com todos os avanços tecnológicos na saúde, as plantas medicinais seguem sendo usadas por pessoas no mundo todo.

Plantas medicinais para ter por perto

Cada uma delas pode ser usada de uma maneira. Algumas plantas medicinais que você pode ter por perto podem ser consumidas em forma de chás, sucos, cápsulas ou comprimidos. Outras são mais indicadas para aplicação tópica, em forma de cremes, pomadas ou óleos essenciais.

Há ainda a possibilidade de uso por inalação de vapor ou também dos óleos essenciais, que se firmam cada dia mais como uma opção cheia de vantagens para diferentes problemas, como doenças infecciosas, crônicas e agudas.

Por tamanha riqueza, tais plantas medicinais podem ser seguras e eficazes quando usadas de forma correta, quase sempre associadas com outros medicamentos. Mas tenha atenção aos riscos e efeitos colaterais que também existem. Então, consulte um médico antes de consumi-las.

Algumas plantas medicinais com benefícios comprovados que você deve sempre ter por perto são:

Babosa
Babosa

Babosa (Aloe Vera): o gel é usado para tratar queimaduras solares, cicatrização de feridas e melhoria da digestão.

Hortelã e Menta

Hortelã: é fácil de cultivar, podendo ser consumida em forma de chá por ter propriedades calmantes e ajudar a tratar problemas digestivos.

Erva-Cidreira: também tem propriedades calmantes capazes de melhorar a qualidade do sono e tratar problemas digestivos.

Chá de orégano

Orégano: para além da culinária, a planta ajuda a melhorar a saúde digestiva, eliminando gases e inchaço.

Foto: Pixelshot / Canva Pro

Alecrim: a planta ajuda a aliviar os problemas digestivos.

Todas essas plantas podem ser cultivadas em espaços menores, sendo de fácil cultivo e manutenção. Por isso, considere criar um espacinho reservado para elas na sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário