As unhas em gel ou acrílicas são técnicas de alongamento das unhas naturais, que usam materiais sintéticos. Desse modo, cria uma camada a partir da cutícula, representando uma extensão que confere um aspecto estético bonito.
Veja também: Você pode morrer antes deles: 6 raças de cães com alta expectativa de vida
No entanto, o material aplicado reage à luz ultravioleta, enquanto o pó e o ácido acrílico endurecem. Essa modelagem promove riscos que preocupam especialistas em pele, mostrando que é necessário pensar em métodos seguros.
O Dr. Sermed Mezher alerta pacientes no TikTok
Em primeiro lugar, o Dr. Sermed Mezher é um médico dermatologista que divulga informações voltadas aos cuidados com o corpo. Sendo assim, em um de seus vídeos, ele mencionou que unhas em gel causam infecções, alergias e inflamações.
Dito isso, até o câncer de pele entrou na lista de problemas associados ao uso de fibras na unha. Portanto, recomendou que as pessoas evitem esse tipo de serviço ou priorizem profissionais qualificados e higiênicos, em ambientes seguros.
SUG: um dos principais riscos de unhas em gel
Nesse caso, a SUG é a sigla para síndrome do ungueal gelificado, uma condição que afeta as unhas após o alongamento. Por esse motivo, caracteriza-se pelo enfraquecimento, descamação, quebra e deformação.
O aspecto gelatinoso também resulta na formação de um fluido esverdeado, devido à formação de fungos e bactérias. Logo, certas soluções baratas podem gerar danos graves e irreversíveis que impactam diretamente a autoestima.
Outros problemas ligados ao procedimento
- Primeiramente, os primeiros sinais incluem manchas amareladas nas unhas naturais. Então, percebe-se a falta de oxigenação e a reação agressiva de produtos químicos usados na formação da cola.
- As infecções fúngicas ou bacterianas surgem na presença de umidade, por trauma ou falta de higiene dos materiais e dos instrumentos.
- Em seguida, alergias ou irritações costumam ocorrer se a mulher tiver sensibilidade ou alguma predisposição a reações adversas.
- Por último, o temido câncer de pele, causado pela exposição frequente e prolongada à luz ultravioleta, que danifica o DNA das células.