Detran suspende CNH de mais de 100 motoristas; veja quem foi afetado

A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do Distrito Federal. Entenda a decisão do Detran!



Mais de 100 motoristas do Distrito Federal tiveram as carteiras de motorista suspensas nesta quarta-feira (27). A medida foi tomada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com a publicação dos 128 nomes no Diário Oficial do DF (DODF). A causa na maioria dos casos foi os motoristas terem sido flagrados pela Lei Seca, dirigindo embriagados.

Leia também: ESTAS são as 5 infrações que mais têm causado a suspensão de CNHs

Após a notificação da suspensão do documento, os motoristas possuem o prazo de 30 dias para recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). Contudo, a recurso deve ser apresentado apenas pelos motoristas que desejam tentar interromper o processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além da divulgação dos nomes do DODF, os motoristas podem ser notificados pelas autoridades de trânsito pelos Correios ou pessoalmente. Dessa forma, o prazo para recorrer começa a ser contado, com os documentos do motorista devendo ser entregues às autoridades responsáveis.

Qual o tempo de suspensão da CNH?

Os períodos de suspensão da carteira de motorista podem variar de 1 a 12 meses, conforme a infração cometida. Para recuperar o documento, os condutores penalizados deverão realizar o curso e o exame de reciclagem. No entanto, caso o condutor seja flagrado dirigindo durante o período de suspensão, ele corre o risco de ter sua CNH cassada.

Além disso, o flagrante é considerado uma infração gravíssima, com mula multiplicada por três e retenção do veículo até a presença de um condutor devidamente habilitado. Com a CNH cassada, a habilitação do motorista é anulada. Assim, será preciso passar por todo o processo de habilitação novamente após dois anos.

No entanto, o processo só poderá acontecer após dois anos da cassação do documento. Ao passar o prazo determinado por lei, o condutor deverá reiniciar o processo de habilitação do zero, realizando novamente os exames médicos, aulas teóricas e práticas, além da prova teórica e do exame prático aplicado pelo Detran.




Voltar ao topo

Deixe um comentário