Um ladrão de vasos de plantas foi capturado graças à tecnologia. Um funcionário do viveiro teve uma ideia de gênio: ele espalhou alguns AirTags em vasos mais caros, na certeza de que o ladrão voltaria para roubar mais uma vez. Veja como termina essa história.
Leia mais: Vive perdendo as coisas? Dispositivo da Apple rastreia até pet desaparecido
O caso aconteceu em um viveiro na Califórnia. O ladrão entrou no estabelecimento e furtou vários vasos de uma só vez, deixando um prejuízo imenso. Nem as câmeras de segurança ajudaram a polícia a identificar o suspeito, menos ainda onde estariam os vasos levados do viveiro.
Ladrão de vasos de plantas
Depois de diversas tentativas de localizar o suspeito, o gerente de operações do estabelecimento, Michael Sullivan, teve a brilhante ideia de espalhar algumas AirTags em vasos de plantas, na certeza de que o ladrão agiria mais uma vez.
A AirTag é um dispositivo de rastreamento desenvolvido pela Apple. Ele é pequeno e muito discreto, que pode ser anexado a objetos pessoais, como chaves, carteiras e malas, ou no caso da história, em vasos de plantas.
Ele emite um sinal Bluetooth para se comunicar com dispositivos Apple próximos, que podem então enviar sua localização para o proprietário do AirTag.
E foi justamente isso que aconteceu. Depois da falha das patrulhas policiais convencionais, o gerente acabou com o mistério e conseguiu identificar para onde o ladrão levava os vasos de plantas, assim como a identificação do sujeito.
Com essas informações, o gerente de operações da loja conseguiu a localização exata do ladrão e indicou para a polícia, que o encontrou em um esconderijo. No fim das contas, a polícia conseguiu recuperar cerca de US$ 8 mil em itens roubados.
Além disso, a polícia também descobriu que o ladrão tinha outras quatro acusações de roubo. A história conseguiu mostrar o quanto a tecnologia pode ser uma aliada no combate à criminalidade.