scorecardresearch ghost pixel



Nova atualização do Android pode colocar um fim nos rastreadores espiões

Nova ferramenta do Android lançada pelo Google dedura AirTags não cadastradas e rastreadores espiões, aumentando segurança.



O Google iniciou a implementação de uma ferramenta capaz de detectar a presença de rastreadores espiões, usados para monitorar os passos de um usuário sem que ele saiba. No primeiro momento, a ferramenta detecta somente a AirTag da Apple, principal tag vendida no mercado hoje.

Leia também: iPhone 15: nova atualização será uma PÉSSIMA notícia para usuários Android

A novidade já havia sido anunciada pelo Google e está sendo disponibilizada para uma ampla gama de dispositivos Android que acessam a Play Store e foram lançados a partir de 2016. Ou seja, não é válido apenas para os modelos mais recentes.

Veja os principais pontos sobre essa novidade:

  • Apresentada como promessa desde maio deste ano, o Google finalmente começou a disponibilizar uma ferramenta que pode identificar a presença de rastreadores pessoais;
  • A funcionalidade é aplicável a celulares e tablets com sistema Android 6 ou superior, o que abrange todos os dispositivos lançados a partir de 2016;
  • Essa ferramenta emite um alerta sobre a presença de um rastreador, instrui sobre a remoção de sua bateria e até mesmo pode identificar o proprietário do dispositivo rastreador.

Os rastreadores compactos ganharam popularidade com a introdução do AirTag da Apple e, inclusive, com a Samsung respondendo com seu SmartTag. Esses dispositivos são úteis para rastrear itens perdidos, como malas em viagens ou chaves dentro de casa.

Entretanto, eles também podem ser usados para rastrear indivíduos em tempo real, sem que eles estejam cientes disso. E a popularização desse tipo de prática começou a preocupar autoridades e as próprias big techs.

Veja como funciona “dedo duro” de rastreadores espiões no Android

A partir de agora, o sistema Android irá emitir alertas quando detectar a presença de um rastreador não cadastrado no telefone nas proximidades. Por enquanto, a funcionalidade é compatível apenas com o AirTag da Apple, dada a escassez de competidores nesse campo.

A notificação de alerta pode aparecer no topo do dispositivo, informando sobre a presença de um rastreador desconhecido que pode estar rastreando o usuário. A ativação da nova ferramenta vai ocorrer automaticamente, por meio de atualizações do Google Play Services, portanto, manter os aplicativos atualizados pela Play Store é fundamental.

Além disso, o Android introduziu um novo menu, acessível em “Ajustes > Segurança e emergência”, que permite ao usuário realizar uma verificação manual em busca de rastreadores. Caso o usuário toque na notificação de alerta, receberá informações sobre como identificar o número do celular associado ao rastreador e instruções para desativá-lo manualmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário